Já aconteceu de você levar sua roupa favorita na máquina e, quando você foi tirar, percebeu que ela diminuiu drasticamente de tamanho? Infelizmente, essa cena é muito comum, contudo, existe uma forma de reverter – pelo menos parcialmente – esse encolhimento.
De acordo com especialistas, é possível devolver parte do tamanho perdido às roupas encolhidas, deixando-as novamente confortáveis para usar. O segredo está em entender o que causa o problema e aplicar o método correto.
O encolhimento varia de acordo com o tipo de tecido.
Tecidos à base de celulose (como algodão e linho) possuem fibras naturalmente irregulares e enroladas. Durante a fabricação, elas são esticadas e alinhadas, no entanto, ao serem expostas a calor, umidade e movimento intenso na lavagem, tendem a voltar ao seu estado original, mais curto e enrugado.
Lã e outros tecidos de origem animal são formados por queratina e têm pequenas escamas na superfície. Na lavagem, essas escamas se abrem e se entrelaçam, provocando o chamado “feltramento”, que deixa a peça mais densa e menor.
Embora não seja possível reverter casos de encolhimento extremo, é viável recuperar parte das dimensões originais usando um método simples:
O condicionador contém surfactantes catiônicos, substâncias que reduzem o atrito e deixam as fibras mais maleáveis. Dessa maneira, o tecido seja esticado com mais facilidade, recuperando parte da sua forma original.
Com alguns cuidados e o uso de produtos simples que já estão no seu banheiro, é possível “salvar” roupas encolhidas e evitar futuras frustrações. Mas lembre-se: prevenção ainda é o melhor remédio para manter suas peças favoritas no tamanho certo.
Imagem de Capa: Canva
Quando o assunto é qual é a experiência física mais dolorosa que um humano pode…
Você dorme a noite inteira, mas acorda cansada, com dores no corpo ou sensação de…
Você pode até achar que é uma mistura equilibrada do seu pai com sua mãe,…
Você já conheceu alguém e sentiu que aquela conexão ia além do presente? Como se…
A afirmação de que “homem nenhum ama a mulher de verdade, ele apenas tem medo…
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Westminster, no Reino Unido, o formato…