Categories: Reflexão

Quanto menos pessoas souberem, mais feliz tu serás

É normal querermos que os outros saibam das nossas conquistas pessoais e das nossas metas, uma vez que, da mesma forma que a tristeza, a alegria costuma ficar estampada nos nossos rostos. Existem momentos tão intensamente felizes na nossa vida, que mal cabemos em nós de tanto contentamento e acabamos por querer contar e espalhar o quanto estamos felizes.

Entretanto, estaremos sempre rodeados de pessoas invejosas, maldosas e que não suportam ver alguém feliz, pois a felicidade é-lhes tão estranha, que não são capazes de entendê-la, a ponto de fazer de tudo para destruí-la. É preciso cuidado e cautela, a fim de que não tenhamos que enfrentar o pior dos outros no nosso caminho.

“São pessoas incapazes de torcerem pelo sucesso de alguém (…)”

Por mais que estejamos seguros e certos quanto às nossas convicções, existirão pessoas que tentarão diminuir-nos por meio de provocações constantes, de maldades e de boatos espalhados ao nosso redor. São pessoas incapazes de torcerem pelo sucesso de alguém – nem de si mesmas -, e por isso não aceitarão conviver com as conquistas alheias sem que tentem trazer o outro ao nível da própria escuridão emocional, muitas vezes utilizando-se de meios antiéticos e covardes.

Muitas vezes, é inevitável disseminarmos pelas redes sociais o contentamento pelas nossas viagens, pelas nossas conquistas amorosas e profissionais, pelo sucesso dos nossos familiares, inclusive seria muito chato apenas postarmos lamúrias, indiretas venenosas e lamentações nos nossos perfis. No entanto, é necessário saber que muitos verão tudo isso como ostentação inútil, excesso de vaidade, ego inflado, ou seja, estaremos sujeitos a comentários desagradáveis sobre nós, muitos deles pelas nossas costas.

Sempre existirá, por outro lado, quem torcerá pela nossa felicidade, quem caminhará ao nosso lado sob sol ou tempestade, quem nos amará verdadeiramente, quem, enfim, será capaz de partilhar as suas vidas com as nossas com uma reciprocidade sincera. Por isso, uma das nossas maiores conquistas será exatamente poder contar com pelo menos alguns poucos que nos admirem realmente. A esses, sim, poderemos desnudar-nos inteiramente, na nossa grandeza e na nossa pequenez mais inconfessável. Quanto aos demais, recomenda-se cautela.

“(…)  é por eles que valerá sempre a pena sobreviver com ética e dignidade a cada batalha que surja no nosso caminho.”

Não precisaremos de estampar a nossa felicidade nas vitrines sociais e virtuais, para que ela se complete. Aqueles que sempre estiveram ao nosso lado, bem de perto, a partilhar verdades, lerão a felicidade nos nossos olhos e comemorarão de mãos dadas connosco cada conquista, cada degrau superado, e é por eles que valerá sempre a pena sobreviver com ética e dignidade a cada batalha que surja no nosso caminho.

Por: Prof. Marcel Camargo

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Por que algumas pessoas sempre respondem no “modo defesa” mesmo quando ninguém está atacando; a psicologia explica

Você já percebeu que, às vezes, mesmo diante de uma pergunta simples, sua resposta sai…

15 horas ago

Alimento anti-inflamatório NATURAL número 1 que pode transformar sua energia e saúde

Você sente cansaço constante, falta de foco ou pouca disposição para as tarefas do dia…

15 horas ago

Homens se apaixonam mais rápido que mulheres, segundo estudo global

Desde sempre ouvimos o quanto as mulheres são emotivas e românticas. Contudo, um novo estudo…

15 horas ago

Homem de 76 anos morre tragicamente ao ser enganado por chatbot de IA que ele acreditou ser uma pessoa real

Um aposentado de 76 anos, dos EUA, com deficiência cognitiva morreu após tentar se encontrar…

15 horas ago

“Chupetas para adultos”: tendência inusitada promete reduzir ansiedade e estresse – mas especialistas fazem alerta

Nos últimos meses, uma moda totalmente incomum ganhou força entre adultos: o uso de chupetas…

16 horas ago

Ex-funcionários de Hytalo Santos chocam ao revelar como eram os “bastidores” de mansão com os menores longe das câmeras

Depois que o influenciador digital Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos…

17 horas ago