Em um relacionamento, é normal que aconteçam brigas ou desentendimentos. No entanto, o psicólogo americano Mark Travers, revela que há uma frase específica que pode causar danos irreparáveis ao relacionamento.
Muitas vezes ela é dita de forma impulsiva, sem que os parceiros percebam seu impacto emocional.
Em um artigo publicado na CNBC Make It, Travers afirma que uma das queixas mais comuns entre casais em crise está ligada às comparações com outras pessoas.
“Por que você não pode ser mais como [nome de outra pessoa]?”
De acordo com Travers, essa frase — aparentemente inofensiva — é extremamente prejudicial. Ao ser dita, transmite a mensagem de que o parceiro não é suficiente e que outra pessoa seria melhor naquele lugar.
“Mesmo que seja dita no calor do momento, essa comparação corrói a base emocional da relação. A pessoa se sente rejeitada e desvalorizada”, explica o psicólogo.
Portanto, ao comparar o seu parceiro a um amigo, a um ex, ou até à versão anterior de si mesmo (“você não era assim antes”) cria inseguranças profundas. Em vez de estimular uma mudança positiva, a frase reforça um sentimento de inadequação e rejeição.
“Você está dizendo, direta ou indiretamente, que qualquer outra pessoa seria melhor no lugar dele ou dela. Isso fere, e muitas vezes, de forma irreversível”, alerta o especialista.
De acordo com o psicólogo, em vez de apontar defeitos usando terceiros como referência, o ideal é refletir sobre o que realmente está incomodando e comunicar isso com empatia e clareza.
“Relacionamentos saudáveis exigem coragem para falar abertamente e maturidade para ouvir com respeito. Amar alguém é aceitar suas imperfeições e crescer junto, não comparar com padrões externos”, completa Travers.
Para o especialista, quando esse tipo de frase aparece com frequência nas brigas, é sinal de uma disfunção mais profunda na relação. Muitas vezes, ela surge quando um dos parceiros já está insatisfeito há muito tempo e não sabe como expressar isso de forma saudável.
“A comparação não resolve o problema — apenas agrava a distância entre o casal. Em vez de criticar, procure entender suas próprias necessidades e como expressá-las sem ferir o outro”, disse ele.
Imagem de Capa: Canva
Semana passada, a Netflix adicionou em seu catálogo “Exterritorial” e rapidamente a produção se tornou…
Você já se sentiu ansioso e procurou uma solução rápida para se acalmar? Viralizou nas…
Se você busca uma nova série para maratonar e que te prende do início ao…
O Papa Leão XIV — anteriormente conhecido como Cardeal Robert Prevost — foi confirmado como…
Após a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica precisava eleger um novo líder e,…
A morte do Papa Francisco em 21 de abril, culminou em um conclave, que é…