Interessante

Primeiro “preservativo digital” chega para proteger usuários contra gravações não consensuais

Recentemente, a Billy Boy, a marca de saúde sexual alemã, em parceria com a agência criativa Innocean Berlin, acaba de desenvolver uma tecnologia para a segurança e privacidade no mundo digital.

Dessa forma, lançando o primeiro “preservativo digital”, chamado CAMDOM. O aplicativo busca proteger os usuários de gravações indesejadas e não consensuais durante momentos íntimos.

No mundo atual, com o aumento das redes sociais e da facilidade de gravação através de smartphones trouxe consigo um problema: o compartilhamento não autorizado de fotos e vídeos íntimos, também conhecido como pornografia de vingança.

De acordo com a organização Refuge, no Reino Unido, esse tipo de abuso digital cresceu impressionantes 106% de 2022 a 2023. Assim, evidenciando a necessidade de novas ferramentas de segurança.

Como funciona o “preservativo digital” CAMDOM

O CAMDOM é um aplicativo que bloqueia automaticamente a câmera e o microfone de dispositivos próximos, como celulares e tablets. Desse modo, impedindo qualquer gravação furtiva no ambiente.

A utilização é simples: os parceiros colocam seus telefones juntos e ativam o aplicativo, deslizando sobre um botão virtual que estabelece o bloqueio dos dispositivos para qualquer registro de áudio, vídeo ou foto.

Contudo, para ser feito o desbloqueio, é necessário que ambos pressionem o botão ao mesmo tempo. Dessa forma, todos garantem o consentimento mútuo antes de qualquer registro.

Se algum usuário tenta sair da proteção sem a permissão dos outros, o alarme dispara, alertando sobre a tentativa de violação de privacidade.

Felipe Almeida, o desenvolvedor do CAMDOM, destaca que a aplicação dos dispositivos digitais já se tornou tão essencial quanto outros itens de proteção, como um preservativo convencional.

“Hoje em dia, os smartphones se tornaram uma extensão do nosso corpo e armazenam muitos dados confidenciais. Para proteger você da gravação de conteúdo não consensual, criamos o primeiro aplicativo que bloqueia câmera e microfone por meio de Bluetooth,” explicou Almeida.

Essa inovação traz um novo nível de segurança, onde os usuários podem focar na experiência sem preocupações com violações de sua privacidade.

Atualmente, o CAMDOM está disponível apenas para Android, mas a empresa promete um lançamento para iOS em breve, aumentando a acessibilidade dessa ferramenta para mais usuários.

Imagem de Capa: BILLY BOY 

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Se o seu gato dorme na sua cama, o motivo pode ser mais profundo do que parece

Quem tem gato já passou por essa cena: você vai se deitar e percebe que…

1 dia ago

Terceira Guerra Mundial e o Brasil: estas seriam as primeiras cidades brasileiras a cair, segundo a IA

A ideia de uma Terceira Guerra Mundial sempre esteve mais na ficção do que na…

1 dia ago

Sinais da linguagem corporal que revelam ‘desejo secreto’, segundo a psicologia

Nem todo interesse é declarado em palavras. Muitas vezes, o desejo aparece de forma silenciosa,…

1 dia ago

Após desabafo, IA ‘aconselha mulher a matar o marido’ e coloca cientistas em estado de ALERTA

Recentemente, um incidente perturbador voltou a colocar sob os holofotes o debate sobre segurança e…

1 dia ago

Nova série turca MUITO AGUARDADA da Netflix aposta em romance proibido entre famílias rivais

A Netflix amplia seu catálogo de produções internacionais nesta semana com a estreia de “Amar,…

1 dia ago

A verdade chocante por trás da influenciadora considerada ‘a mulher mais bonita do mundo’ foi revelada

Uma ‘modelo’ e influenciadora digital conquistou milhões de seguidores nas redes sociais, onde muitas pessoas…

1 dia ago