Em Balneário Camboriú, a Praia Central, um dos destinos turísticos mais famosos do litoral norte de Santa Catarina, começou a temporada 2023/2024 com um alerta preocupante.
De acordo com o primeiro relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado no dia 8 de dezembro, todos os 10 pontos analisados na orla foram classificados como impróprios para banho.
O relatório baseia-se em análises feitas por cinco semanas consecutivas. Portanto, para determinar que seja impróprio, é necessário que, em pelo menos 80% das amostras, o número de bactérias Escherichia coli não ultrapasse 800 por 100 mililitros de água.
Na Praia Central, o pior resultado ocorreu em frente à Rua 2000, com 14.136 bactérias por 100 mililitros, um valor muito acima do limite permitido.
Segundo a Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú), existem três fatores principais que influenciam negativamente a balneabilidade da Praia Central:
No entanto, essa condição vem preocupando os banhistas e o turismo local, especialmente em uma praia que foi alargada há dois anos, ampliando a faixa de areia de 25 para 70 metros.
O IMA anunciou a ampliação da frequência de coleta em 82 pontos do litoral catarinense durante a alta temporada, entre janeiro e março de 2024. Em Balneário Camboriú, o IMA realizará coletas na Praia Central três vezes por semana.
Desse modo, permitirá monitorar as condições de forma mais precisa e orientar ações de saneamento.
O relatório do IMA analisou 237 pontos em todo o litoral catarinense, dos quais 65,82% são próprios para banho. Em Florianópolis, por exemplo, 77,01% dos pontos estão adequados, uma melhora em relação à semana anterior.
Imagem de Capa: Canva/Luiz Souza/NSC TV
Imagine olhar no espelho e ver mais do que linhas finas: um semblante cansado, com…
Quando estamos em um relacionamento, uma das principais bases para ser algo saudável e duradouro…
Muitas vezes, ao responder à pergunta “Por que escolhi esta profissão?”, a resposta consciente é…
Um especialista revelou o que descobriu ao acompanhar durante décadas crianças criadas sem um “não”…
Você já pensou em que mudanças podem ocorrer no seu corpo se você passar 72…
Algumas pessoas simplesmente caem de pé, mesmo quando tudo ao redor parece ruir. Elas escapam…