Interessante

Piloto de balão que caiu em Praia Grande revela detalhes chocantes do acidente: “Foi horrível”

No último sábado (21), uma experiência turística em Praia Grande, Santa Catarina, terminou em tragédia quando um balão caiu e resultou na morte de oito de seus 21 passageiros.

Entre os 13 sobreviventes está o piloto Elves Crescêncio, que prestou depoimento à Polícia Civil revelando detalhes dramáticos dos instantes que antecederam o acidente.

Segundo o piloto, o voo parecia seguir normalmente. Ele conduzia um dos cerca de 45 balões que decolaram simultaneamente naquela manhã. No entanto, poucos minutos após a decolagem, Elves notou um forte cheiro de queimado vindo do cesto do balão. Ao investigar, identificou que a capa de um dos cilindros de gás estava em chamas.

“A gente voa bastante aqui na cidade, sempre com tranquilidade. Esse é um balão grande, suporta até 1.950 quilos de passageiros, tem muita força. Decolamos junto com outros balões — acredito que entre 40 e 45 — e, logo nos primeiros minutos, senti um cheiro estranho. Quando olhei para baixo, vi que a capa do cilindro de gás estava pegando fogo”, relatou.

O piloto revela que tentou conter o fogo utilizando os pés e um extintor de incêndio — que falhou. ““Apertei o extintor, mas não saiu nada de pó. Estou com os dedos todos queimados. Ainda tentei arrancar o cilindro”, relatou, visivelmente emocionado.

Outro sobrevivente, o passageiro Victor Hugo Mondini Correa, confirmou a tentativa desesperada do piloto em conter o avanço das chamas. Contudo, o fogo se espalhou para um segundo cilindro, agravando a situação. “Quando o fogo passou para o segundo cilindro, ele disse: ‘Vamos descer’. E logo depois orientou: ‘Quando tocar o solo, pulem’”, relatou Victor.

Diante da emergência, Elves orientou os passageiros a se prepararem para uma descida forçada. Ele pediu que todos pulassem ao tocar o solo. Muitos conseguiram saltar, mas alguns ficaram presos na gôndola, e o balão voltou a subir com parte do grupo ainda a bordo, resultando nas fatalidades.

A empresa responsável pelo passeio, Sobrevoar, anunciou a suspensão das atividades e afirmou seguir todas as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As autoridades, incluindo a Polícia Civil e o Cenipa, investigam o caso para apurar possíveis falhas técnicas ou humanas, que poderão levar a acusações formais.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Especialistas explicam por que tomar banho no escuro pode ser o ‘segredo para dormir melhor’

Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais, uma nova tendência de bem-estar: o “dark showering”,…

3 dias ago

3 coisas que você faz logo que acorda e que estão destruindo sua circulação, suas veias e até seu coração — e você nem imagina

A primeira hora após acordar é mais crítico do que se imagina: sua circulação sanguínea,…

3 dias ago

Casamento pode aumentar o risco de demência: Estudo choca ao mostrar por que solteiros e divorciados parecem “mais protegidos”

Durante décadas, o senso comum e a própria ciência repetiram a ideia de que estar…

3 dias ago

Tintura e alisamento de cabelo podem aumentar o risco de câncer de mama? Estudo aponta possíveis associações

Milhões de mulheres no mundo todo tem na sua rotina o uso de tinturas e…

3 dias ago

A surpreendente jornada de Rafaella Justus: da malformação à transformação inspiradora na adolescência

Rafaella Justus nasceu em 21 de julho de 2009, fruto do casamento entre Ticiane Pinheiro…

3 dias ago

Cidade “mais europeia do Brasil” completa 6 meses sem roubos ou homicídios e se torna exemplo nacional

Uma pitoresca cidade localizada na Serra Gaúcha, conhecida por sua arquitetura que remete às vilas…

3 dias ago