Interessante

Pais de meninas vivem mais: Ciência explica por que ter filhas pode prolongar a vida dos homens

Ser pai ou mãe transforma vidas de diversas maneiras, desde as alegrias e desafios do dia a dia até possíveis impactos na saúde e na longevidade.

Recentemente, um estudo trouxe uma revelação surpreendente: pais de meninas tendem a viver mais do que homens sem filhas. Essa pesquisa analisou dados demográficos e revelou que a parentalidade, especialmente no caso de homens com filhas, pode influenciar positivamente a expectativa de vida.

Sobre a pesquisa

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Jaguelônica, na Polônia, coletou informações de 4.310 participantes, divididos entre 2.147 mães e 2.163 pais.

Contudo, a análise focou na relação entre o número de filhos e a longevidade dos pais, considerando tanto meninos quanto meninas como variáveis.

Dessa maneira, os resultados indicaram que o número de filhos do sexo masculino não apresentou impacto significativo na expectativa de vida paterna. No entanto, a pesquisa constatou que pais de meninas vivem mais, com um aumento médio de 74 semanas de vida para cada filha nascida. Quanto mais filhas um homem tem, maior tende a ser sua longevidade.

Embora o estudo não tenha identificado uma explicação direta, algumas hipóteses levantadas pelos pesquisadores ajudam a entender essa conexão.

Uma possibilidade é que as filhas costumam proporcionar maior apoio emocional e social aos pais, especialmente na terceira idade. Esse vínculo pode contribuir para reduzir os níveis de estresse, melhorar a saúde mental e, consequentemente, aumentar a longevidade.

Além disso, o papel dos pais pode mudar positivamente com a presença de filhas, incentivando comportamentos mais saudáveis, como evitar situações de risco e adotar estilos de vida que priorizem o bem-estar a longo prazo.

E quanto às mães?

O impacto na parentalidade nas mães é mais complexo. O estudo revelou que tanto filhos ou filhas exercem uma influência negativa na saúde materna, possivelmente devido às demandas físicas e emocionais associadas à maternidade.

Outra pesquisa revelou que mulheres que permanecem solteiras e sem filhos, podem viver mais e também relataram níveis mais altos de felicidade. Isso reforça a ideia de que a experiência da maternidade, embora repleta de alegrias, também traz desafios significativos que podem afetar a saúde e o bem-estar.

Seja pai, mãe ou alguém considerando a jornada da parentalidade, uma coisa é certa: construir relacionamentos saudáveis, significativos e repletos de apoio mútuo faz bem não só para o coração, mas também para a vida como um todo.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

9 Sinais que o seu corpo pode dar um mês antes de um infarto – E você não deve ignorar

Os sintomas de infarto nem sempre são óbvios, especialmente nas mulheres. Em muitos casos, o…

2 horas ago

Por que a Suécia está abandonando a educação 100% digital e retornando aos livros físicos?

Por décadas, a Suécia investiu em tecnologia educacional, no entanto, o país decidiu mudar de…

2 horas ago

“Sentir raiva” ao ouvir alguém mastigando pode ser um transtorno psiquiátrico real, diz médico

Se você já sentiu uma forte irritação só de ouvir o som de alguém mastigando…

2 horas ago

Papagaios “sem filtro” são separados em zoológico após começarem a xingar visitantes e caírem na risada em grupo

Você já imaginou ser xingado por um papagaio em pleno passeio em família? Pois foi…

2 horas ago

Jovem desperta de coma e surpreende ao escrever “Jesus é Real” pouco antes de morrer – O que ele viu vai te arrepiar

Em um dos relatos mais comoventes e espiritualmente impactantes dos últimos tempos, Jonathan, um jovem…

2 horas ago

VÍDEO: Mulher é aplaudida nas redes ao fazer “chá revelação” para expor traições do marido para toda a família; veja

Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo bastante inusitado onde mostra uma mulher, do interior…

2 horas ago