Interessante

Pais de meninas vivem mais: Ciência explica por que ter filhas pode prolongar a vida dos homens

Ser pai ou mãe transforma vidas de diversas maneiras, desde as alegrias e desafios do dia a dia até possíveis impactos na saúde e na longevidade.

Recentemente, um estudo trouxe uma revelação surpreendente: pais de meninas tendem a viver mais do que homens sem filhas. Essa pesquisa analisou dados demográficos e revelou que a parentalidade, especialmente no caso de homens com filhas, pode influenciar positivamente a expectativa de vida.

Sobre a pesquisa

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Jaguelônica, na Polônia, coletou informações de 4.310 participantes, divididos entre 2.147 mães e 2.163 pais.

Contudo, a análise focou na relação entre o número de filhos e a longevidade dos pais, considerando tanto meninos quanto meninas como variáveis.

Dessa maneira, os resultados indicaram que o número de filhos do sexo masculino não apresentou impacto significativo na expectativa de vida paterna. No entanto, a pesquisa constatou que pais de meninas vivem mais, com um aumento médio de 74 semanas de vida para cada filha nascida. Quanto mais filhas um homem tem, maior tende a ser sua longevidade.

Embora o estudo não tenha identificado uma explicação direta, algumas hipóteses levantadas pelos pesquisadores ajudam a entender essa conexão.

Uma possibilidade é que as filhas costumam proporcionar maior apoio emocional e social aos pais, especialmente na terceira idade. Esse vínculo pode contribuir para reduzir os níveis de estresse, melhorar a saúde mental e, consequentemente, aumentar a longevidade.

Além disso, o papel dos pais pode mudar positivamente com a presença de filhas, incentivando comportamentos mais saudáveis, como evitar situações de risco e adotar estilos de vida que priorizem o bem-estar a longo prazo.

E quanto às mães?

O impacto na parentalidade nas mães é mais complexo. O estudo revelou que tanto filhos ou filhas exercem uma influência negativa na saúde materna, possivelmente devido às demandas físicas e emocionais associadas à maternidade.

Outra pesquisa revelou que mulheres que permanecem solteiras e sem filhos, podem viver mais e também relataram níveis mais altos de felicidade. Isso reforça a ideia de que a experiência da maternidade, embora repleta de alegrias, também traz desafios significativos que podem afetar a saúde e o bem-estar.

Seja pai, mãe ou alguém considerando a jornada da parentalidade, uma coisa é certa: construir relacionamentos saudáveis, significativos e repletos de apoio mútuo faz bem não só para o coração, mas também para a vida como um todo.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Vaticano revela testamento com pedidos inesperados de Papa Francisco – e a ÚNICA palavra que pediu para sua lápide

Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…

32 minutos ago

Quem será o próximo Papa: Poderemos ter o primeiro Pontífice negro ou asiático?

Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…

2 horas ago

Morador de rua ganha mais de R$ 5 milhões na loteria e recebe ajuda inesperada de dono de loja nos EUA

Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…

2 horas ago

Preferir ficar em casa ao invés de sair com amigos? Veja o que isso revela sobre você, segundo a inteligência artificial

Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…

2 horas ago

Por que algumas pessoas preferem NUNCA sair de casa nos fins de semana, segundo a psicologia

Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…

2 horas ago

Previsão feita por Nostradamus em 1555 sobre o Papa é um aviso preocupante após profecia de sua morte se tornar realidade

Enquanto católicos ao redor do mundo lamentam a morte do Papa Francisco, que faleceu nesta…

24 horas ago