Independentemente da idade que tenhamos, não existe nada de mais reconfortante do que um abraço da nossa mãe. Contudo, infelizmente nem sempre temos a sorte de podermos abraçar a nossa mãe de todas as vezes que precisamos, até porque não estamos constantemente do seu lado. Mas o que fazemos quando isso acontece?
Pois, é precisamente isso que estás a pensar – agarramos no telemóvel e ligamos-lhe! MAs por que é que fazemos isso?
Na realidade, ouvir a voz da mãe ao telefone é tão reconfortante quanto sentir o seu abraço, pelo menos de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago, EUA.
Para chegarem a essa conclusão, pesquisadores analisaram as reacções de 60 meninas, entre os 7 e 12 anos, ao falarem com as suas mães após terem sido submetidas a situações de stress.
De acordo com os cientistas, as meninas foram submetidas a testes de aritmética em público, tendo sido dividias em três grupos. Após os testes, o primeiro grupo recebeu uma ligação telefónica das mães; o segundo, um toque carinhoso, como um abraço; e o terceiro assistiu a um filme considerado emocionalmente neutro, tendo chegado à conclusão de que as crianças que ouviram a voz da mãe pelo telefone, enviaram estímulos pelas orelhas ao cérebro parecidos aos que enviariam se estivessem abraçadas às mesmas.
Ver também: Bebé tem reacção adorável ao ouvir a mãe a cantar
Além disso, tanto o primeiro grupo como o segundo, revelaram um aumento idêntico no nível de ocitocina, uma espécie de “sedativo natural” associado à empatia. Ao invés do terceiro grupo, onde não houve aumento no nível desse hormónio.
Portanto, se estiveres a passar por um daqueles “dias não” em que a única coisa que precisas é de um carinho, e a tua mãe estiver longe, então pega no telefone e liga-lhe, enquanto ainda tens essa possibilidade. Acredita que te vais sentir muito melhor e infelizmente, ela não vai durar para sempre!
Você já parou para pensar onde as bebidas alcoólicas ficam guardadas na sua casa? Muitos…
Você já parou para pensar que, em questão de segundos, sua mente pode revelar muito…
Quando um casamento chega ao fim, nem sempre é por causa de amor, mas por…
Principalmente no momento em que conhecemos alguém novo, nossa mente imediatamente entra em ação para…
Um jovem de 23 anos decidiu largar sua carreira tradicional na Marinha e abriu um…
Chegar aos 40 anos marca um novo capítulo da vida — e também exige mais…