Reflexão

Outro dia desses eu me divorciei

Outro dia desses eu me divorciei. Saí da casa, da vida, da rotina.

O luto foi longo sim, luto de separação é sempre complexo. Vem a culpa, vêm os medos, as questões morais, a solidão, a loucura, a saudade, os apegos e os desapegos, os heróis e vilões, as roupas sujas expostas na sala de visitas.

Outro dia desses eu me divorciei. E tanta gente me perguntou porquê.

Me disseram que relacionamentos são complexos, difíceis mesmo. Que a gente tem que enfrentar os desafios diariamente. Que a gente tem que passar por cima de tanta coisa, fazer vista grossa, tem que reconstruir, perdoar, recomeçar inúmeras vezes.

Mas ninguém diz como é mais difícil ainda ser outro dentro de um ciclo vicioso, ninguém conta como é quase impossível mudar as células viciadas em padrões, quebrar os comodismos culturais dentro de um acordo pré-estabelecido. Ninguém diz que normalmente o equilíbrio pende mais para um lado, que os corpos se ajustam às injustiças dos espaços mal divididos, que as mentes se aquietam para poderem ter energia para concretizar o desafio de pagar as contas no fim do mês.

Ninguém diz que esse passar por cima de tudo é na verdade tantas vezes um passar por baixo, é esconder atrás dos cômodos e das almas as dores e as alegrias.

É passar por baixo de si mesmo. É voltar, é continuar, é engolir melhor os sapos que vão denunciar os coachados dois meses (ou semanas) depois dos elos reatados e dos perigos amenizados.

É tudo muito sério para deixar de lado. Dói, é verdade. Mas, mesmo assim, outro dia desses eu me divorciei. Porque depois de ser adulta por tantos anos, eu quis voltar a ser espontânea. Quais os motivos? Me pergunta alguém.

Eu não sei bem… mas sabe quando a gente é criança e a brincadeira está tão boa que a gente se esquece de sentir fome, de olhar as horas, de trocar de carro, e pensar na pós-graduação do filho mais novo?

Sabe quando a gente é criança e encontra um amigo do peito bom de brincar e a gente nem pensa em saber qual é o passado dele, a profissão, as visões de futuro, o dia de amanhã… A gente nem lembra de notar a cor dos olhos dele, eles apenas brilham, a gente não repara nas diferenças, a gente apenas se perde na alegria, no momento.

A gente entra na terra úmida, sobe na árvore, joga a bola alto.

Se o amigo for bom de brincadeira, a gente sem querer querendo fica perto. Mas, se o amigo é chato, cheio de regras, de competições e conversas, chorão, reclamão, a gente anda, voa, desencana daquela energia. Uma hora a água da vida bate na bunda e a gente desatina. A gente se divorcia.

Dia desses eu me divorciei e até o mito de abrir o vidro de azeitonas e a garrafa de vinho se desfez, deve ser porque até meus músculos estão mais despertos.

E não levanto a solidão como bandeira não. Apenas celebro a coragem, a vida, a possibilidade de ser dona de mim. E os amores mais genuínos que virão.

Por: Clara Baccarin

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Os signos que mais se entregam — e os que mais têm medo de amar

Amar é uma experiência universal — mas cada um vive esse sentimento de um jeito.…

14 horas ago

Você nunca mais vai fazer isso: O perigoso erro de ‘pendurar coisas atrás da porta’, segundo o Feng Shui

Todo mundo já fez isso: chegar em casa cansado e pendurar o casaco, a bolsa…

14 horas ago

Unhas de vidro: O visual transparente e sofisticado que está conquistando as apaixonadas por beleza

Cada ano que passa, novas tendências vão surgindo e as queridinhas do momento são as…

14 horas ago

Sua marca de nascença pode revelar como você morreu em uma vida passada? Entenda o que diz a espiritualidade

Você possui uma marca de nascença? Se sim, você provavelmente já se perguntou o porquê…

14 horas ago

5 Tipos de posts femininos que fazem muitos homens repensarem um relacionamento sério

Atualmente, no mundo todo, as redes sociais se tornaram uma verdadeira vitrine de quem nós…

14 horas ago

Michael J. Fox faz revelação comovente sobre como deseja morrer após 35 anos convivendo com o Parkinson

Amplamente conhecido pelo seu papel em De Volta para o Futuro como Marty McFly, o…

14 horas ago