Nestes tempos em que as pessoas estão cada vez mais confusas sobre sua própria sexualidade, um novo termo surgiu e está gerando alguns debates na comunidade LGBTQ+.
Como os rótulos tradicionais parecem não ser mais uma situação única, a “nebulasexualidade” surgiu e oferece às pessoas – especialmente aquelas que são neurodivergentes – uma maneira de descrever a experiência nebulosa e difícil de definir o tipo de atração elas realmente estão sentindo.
“Nebulasexual” – sim, deriva de uma “nebulosa” real, uma nuvem gigante de poeira e gás no espaço – e cada vez mais pessoas estão se identificando com esta mais nova orientação sexual, que tem tudo a ver com a complexa conexão entre neurodivergência e atração.
Embora o termo esteja circulando online há anos, ele só começou a ganhar força recentemente, graças a plataformas de mídia social como o Reddit, que se tornou um espaço seguro para as pessoas descobrirem o que ele significa para elas.
Um usuário do Reddit compartilhou: “Eu me questionava há anos porque nunca conseguia dizer se o que eu sentia era realmente atração ou apenas… outra coisa. Encontrar o termo nebulasexual foi como finalmente encontrar palavras para essa névoa em que eu estava vivendo.”
Enquanto outro explicou: “Como alguém com TDAH, meu cérebro processa tudo de forma diferente. Posso achar alguém atraente, mas se isso é sexual, estético ou apenas meu cérebro hiperfixado em suas características? Não faço ideia. Nebulasexual se encaixa perfeitamente.”
As experiências geralmente estão associadas a pensamentos intrusivos, sobrecarga sensorial ou limites emocionais confusos, dificultando a distinção entre diferentes tipos de atração.
“Os pensamentos intrusivos tornam muito difícil saber o que sou EU e o que é apenas meu cérebro sendo caótico”, observou um terceiro usuário. “Esse rótulo me ajuda a me sentir menos quebrado e mais compreendido.”
Desta forma, uma bandeira foi criada para aqueles que a hastearem no orgulho, e ela é inspirada na Nebulosa do Caranguejo – um pitoresco remanescente de supernova laranja, branco e verde que foi descoberto no século XIX.
A nebulasexualidade se enquadra no espectro quoi/ace, centrando-se na dificuldade de rotular a atração e não na ausência dela. Para muitos, encontrar esse rótulo não é uma questão de confusão, mas sim de identificação com uma linguagem que combina com eles como pessoa.
Imagem de Capa: Canva
Ocorreu na década de 1990, em Israel, um caso é até hoje estudado por psicólogos,…
Você já teve aquela sensação estranha de que algo “não estava certo”, mesmo sem conseguir…
Perder peso de forma consistente e manter os resultados é um desafio para muita gente.…
Durante os dias quentes, é comum acordar a noite suando. No entanto, se você possui…
Você passa meses esperando pelas férias, planeja descansar, viajar ou simplesmente dormir mais. Mas, quando…
Comprar pela internet virou parte da rotina de milhões de pessoas. Plataformas como Shopee, Shein,…