Nestes tempos em que as pessoas estão cada vez mais confusas sobre sua própria sexualidade, um novo termo surgiu e está gerando alguns debates na comunidade LGBTQ+.
Como os rótulos tradicionais parecem não ser mais uma situação única, a “nebulasexualidade” surgiu e oferece às pessoas – especialmente aquelas que são neurodivergentes – uma maneira de descrever a experiência nebulosa e difícil de definir o tipo de atração elas realmente estão sentindo.
“Nebulasexual” – sim, deriva de uma “nebulosa” real, uma nuvem gigante de poeira e gás no espaço – e cada vez mais pessoas estão se identificando com esta mais nova orientação sexual, que tem tudo a ver com a complexa conexão entre neurodivergência e atração.
Embora o termo esteja circulando online há anos, ele só começou a ganhar força recentemente, graças a plataformas de mídia social como o Reddit, que se tornou um espaço seguro para as pessoas descobrirem o que ele significa para elas.
Um usuário do Reddit compartilhou: “Eu me questionava há anos porque nunca conseguia dizer se o que eu sentia era realmente atração ou apenas… outra coisa. Encontrar o termo nebulasexual foi como finalmente encontrar palavras para essa névoa em que eu estava vivendo.”
Enquanto outro explicou: “Como alguém com TDAH, meu cérebro processa tudo de forma diferente. Posso achar alguém atraente, mas se isso é sexual, estético ou apenas meu cérebro hiperfixado em suas características? Não faço ideia. Nebulasexual se encaixa perfeitamente.”
As experiências geralmente estão associadas a pensamentos intrusivos, sobrecarga sensorial ou limites emocionais confusos, dificultando a distinção entre diferentes tipos de atração.
“Os pensamentos intrusivos tornam muito difícil saber o que sou EU e o que é apenas meu cérebro sendo caótico”, observou um terceiro usuário. “Esse rótulo me ajuda a me sentir menos quebrado e mais compreendido.”
Desta forma, uma bandeira foi criada para aqueles que a hastearem no orgulho, e ela é inspirada na Nebulosa do Caranguejo – um pitoresco remanescente de supernova laranja, branco e verde que foi descoberto no século XIX.
A nebulasexualidade se enquadra no espectro quoi/ace, centrando-se na dificuldade de rotular a atração e não na ausência dela. Para muitos, encontrar esse rótulo não é uma questão de confusão, mas sim de identificação com uma linguagem que combina com eles como pessoa.
Imagem de Capa: Canva
Adiar compromissos importantes é algo que muita gente faz — mas, segundo a psicologia, esse…
A maioria das pessoas cultiva a Hera (Hedera helix) apenas por sua beleza decorativa —…
Nos últimos meses, o uso do Ozempic — medicamento originalmente desenvolvido para tratar diabetes tipo…
Nas redes sociais, circula uma conta curiosa que afirma que um teste simples pode prever…
Prepare-se para ter sua infância completamente abalada. Se você sempre acreditou que o Pateta, o…
Amar é uma experiência universal — mas cada um vive esse sentimento de um jeito.…