Em uma era onde o narcisismo é frequentemente discutido e estudado, surge um conceito menos conhecido, mas igualmente importante: o ecoísmo.
Esse conceito surgiu na mitologia grega, assim como o narcisismo. No entanto, o ecoísmo representa o extremo oposto do espectro de traços de personalidade. Enquanto o narcisismo é caracterizado pela busca incessante de atenção e auto engrandecimento, o ecoísmo é marcado pela modéstia excessiva e a tendência a evitar qualquer tipo de destaque.
Para entender o ecoísmo, precisamos nos aventurar pela mitologia grega. A lenda de Eco e Narciso oferece uma ilustração poderosa desses traços opostos.
Eco, uma ninfa com uma voz encantadora, foi punida pela deusa Hera, sendo condenada a repetir apenas as últimas palavras que ouvia. Desse modo, a impede de expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.
Seu verdadeiro sofrimento começou quando ela se apaixonou por Narciso, um jovem belo e egocêntrico que a rejeitou cruelmente. Assim, levando-a a desaparecer, restando apenas sua voz.
As pessoas com traços ecoístas focam em atender às necessidades dos outros, negligenciando suas próprias. Dessa maneira, elas são empáticas, evitam a atenção e frequentemente sentem vergonha ao expressar seus desejos e pensamentos.
Essa modéstia extrema pode levar à incapacidade de estabelecer limites, assumindo sentimentos de culpa e pedindo muito pouco dos outros para não parecerem exigentes.
Imagem de Capa: Canva
Colocar limites na relação com a própria mãe é um dos desafios emocionais mais complexos…
Quem nasce no dia 13 costuma carregar uma energia intensa, forte e transformadora. Na numerologia…
Você já acordou com o desconforto de estar com a boca extremamente seca? Esse sintoma,…
Muitas pessoas acreditam que os grandes vilões da cozinha são sempre os mesmos: doces, frituras,…
Testes visuais ativam nossa mente, desafiam a percepção e, em muitos casos, revelam traços escondidos…
Algumas séries conseguem tocar a nossa alma em um nível profundo e “Em Recomeço” é…