O “divórcio cinza”, ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número de separações entre pessoas acima dos 50 anos.
Esse fenômeno vem ganhando destaque em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, de acordo com IBGE, cerca de 30% dos divórcios ocorrem nessa faixa etária no país. Esse índice era de menos de 10% em 2010, evidenciando uma mudança significativa nas relações matrimoniais de longa duração.
Entre os fatores que impulsionam o aumento dos divórcios nessa idade estão:
Atualmente, as pessoas estão vivendo mais e com mais qualidade. Portanto, é comum que as pessoas mais velhas repensem suas prioridades e busquem uma vida mais satisfatória.
Dessa maneira, reavaliando seus relacionamentos que não trazem mais felicidades.
Com os filhos já crescidos e fora de casa, os casais podem perceber uma desconexão mais evidente, sem a presença dos filhos para preencher lacunas emocionais.
Na sociedade atual, as mulheres estão mais independentes emocionalmente e financeiramente. Desse modo, as encoraja a deixar relacionamentos insatisfatórios.
Alguns buscam aproveitar essa nova fase da vida para realizar projetos pessoais, viajar ou até mesmo buscar novos relacionamentos que estejam alinhados com seus valores e sonhos.
O casamento de longa duração, antes visto como um compromisso que deveria ser mantido “até que a morte os separe”, está sendo reavaliado por pessoas que preferem priorizar a própria felicidade.
Com o “Divórcio Cinza”, é possível ver como as relações estão se adaptando às novas realidades sociais.
Por isso, se você está em uma casamento de longa data e está reavaliando a relação, fique tranquilo. É importante entender que você merece ser feliz e que nunca é tarde pra ir atrás disso.
Imagem de Capa: Canva
Você sabia que a roupa que você veste na academia pode passar uma imagem errada…
Já aconteceu de você estar dormindo profundamente e, de repente, acordou sem motivo aparente… ou…
Por décadas, reduzir o consumo de açúcar significou aceitar perdas no sabor. Adoçantes artificiais sempre…
Tudo começou com um movimento quase imperceptível no dedão do pé. Para qualquer pessoa, pode…
Existe uma ideia perigosa sendo repetida por aí: a de que a “mulher ideal” é…
O mês de fevereiro não chega de mansinho para todos. Para alguns signos do zodíaco,…