Interessante

O formato do seu bumbum pode revelar ‘pistas importantes’ sobre a sua saúde, segundo cientistas.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Westminster, no Reino Unido, o formato do músculo glúteo máximo muda com a idade, o sexo, o estilo de vida e a fragilidade de cada pessoa, bem como com certas condições de saúde.

Através de exames avançados de ressonância magnética que criam imagens em 3D, pesquisadores descobriram padrões “distintos” no músculo glúteo máximo associados ao diabetes tipo 2.

Isso sugeriu que a forma do músculo, em vez do tamanho, pode “refletir diferenças metabólicas subjacentes”, afirmou um comunicado de imprensa da equipe do estudo. Os resultados foram apresentados recentemente na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), em Chicago, EUA.

Ao contrário de estudos anteriores que analisavam o tamanho dos músculos ou a gordura, a imagem 3D identificou exatamente onde ocorrem as alterações musculares.

O glúteo máximo é um dos maiores músculos do corpo humano e “desempenha um papel fundamental” na saúde metabólica, de acordo com a autora principal do estudo, E. Louise Thomas, Ph.D., professora de imagem metabólica na Escola de Ciências da Vida da Universidade de Westminster.

Na investigação, mais de 61.000 exames de ressonância magnética de um grande banco de dados de saúde do Reino Unido foram analisados para entender melhor a estrutura deste músculo.

Além disso, os dados também incluíam as medidas físicas dos participantes, informações demográficas, biomarcadores de doenças, histórico médico e hábitos de vida.

“Pessoas com maior condicionamento físico, medido por meio de atividade física vigorosa e força de preensão manual, apresentaram um formato de glúteo máximo mais pronunciado, enquanto o envelhecimento, a fragilidade e longos períodos sentados foram associados à perda de massa muscular”, afirmou em comunicado a coautora do estudo, Marjola Thanaj, Ph.D., pesquisadora sênior do Centro de Pesquisa para Saúde Ideal da Universidade de Westminster.

As descobertas revelaram que as alterações no formato das nádegas podem indicar um “declínio funcional precoce” e um “comprometimento metabólico” em pacientes com diabetes tipo 2.

Nos resultados, os homens com diabetes tipo 2 apresentaram atrofia muscular, enquanto mulheres tinham um aumento da massa muscular, provavelmente devido à “infiltração de gordura” em seu interior.

Esses resultados sugerem que homens e mulheres têm “respostas biológicas muito diferentes à mesma doença”, sugeriu Thanaj.

Os homens classificados como “frágeis” apresentaram maior “encolhimento generalizado” do músculo glúteo máximo, enquanto as mulheres possuiam um efeito de fragilidade “limitado”.

Fortalecimento dos glúteos para uma saúde melhor.

Fortalecer os glúteos é um “investimento na saúde a longo prazo”, de acordo com Tanya Becker, cofundadora da Physique 57, na cidade de Nova York.

“Embora o treinamento de força para o corpo todo seja essencial, concentrar-se nos glúteos — o maior grupo muscular do corpo — merece atenção especial”, disse ela.

Becker afirma que os glúteos são como “amortecedores” do corpo, pois protegem a região lombar, os joelhos e os quadris de suportarem um estresse para o qual não foram projetados.

O fortalecimento destes músculos – frequentemente chamados de “órgão da longevidade” – também melhora a postura e o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas e aumentando a mobilidade.

“Pessoas com melhor condicionamento físico, medido por meio de atividades físicas vigorosas e força de preensão manual, apresentaram um formato de glúteo máximo mais pronunciado.”

Becker recomenda exercícios tradicionais com peso, como agachamentos, afundos e pontes, embora não sejam adequados para todos, especialmente para adultos mais velhos com lesões e dores articulares.

“As aulas de Pilates e de barra oferecem exercícios com o peso do próprio corpo, ideais para iniciantes ou pessoas com limitações físicas”, sugeriu ela. “Podem ser feitas a qualquer hora e em qualquer lugar, tornando-as acessíveis para iniciantes antes de passarem para as versões com peso.”

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Sinais de que você já esteve com a pessoa que ama em outra vida

Você já conheceu alguém e sentiu que aquela conexão ia além do presente? Como se…

23 minutos ago

Homem não ama a mulher de verdade e só tem medo de perder? O que a psicologia explica sobre essa polêmica

A afirmação de que “homem nenhum ama a mulher de verdade, ele apenas tem medo…

38 minutos ago

A solução eficaz para eliminar manchas de suor das roupas de forma simples

Manchas de suor são um dos problemas mais comuns nas roupas claras, especialmente em camisetas…

24 horas ago

Top 3 signos que parecem santos, mas aprontam – e muito – longe dos olhares

Alguns signos do zodíaco dominam como ninguém a arte da boa aparência. Na frente de…

24 horas ago

Esta série de suspense subestimada promete te prender do início ao fim e te surpreender com um final chocante

Pouco comentada fora dos grandes círculos de streaming, “Your Honor” é uma série de suspense…

1 dia ago

5 Tipos de homens que tendem a ser péssimos maridos (e quase ninguém percebe no começo)

No início do relacionamento, tudo parece flores. Quando observamos o nosso parceiro, temos a plena…

1 dia ago