Se você está em busca de um estilo de vida mais saudável, com certeza já ouviu falar de como consumir as famosas sementes de chia supostamente podem mudar sua vida.
As pequenas sementes pretas ou brancas são verdadeiras potências nutricionais, repletas de fibras, proteínas, ácidos graxos ômega-3, antioxidantes, além de diversas vitaminas e minerais.
No entanto, há um detalhe com o qual você precisa ter cuidado ao consumir sementes de chia.
Segundo o nutricionista Dr. Keith Ayoob, não há “nada de negativo” nas sementes de chia, mas é preciso ter cautela ao lidar com uma característica incomum que elas possuem.
Essas sementes, derivadas da planta Salvia hispanica, podem reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol, melhorar a saúde mental, reduzir a inflamação, promover a saúde digestiva e auxiliar no controle de peso.
Além disso, uma nova pesquisa conduzida por especialistas no Brasil acaba de revelar importantes benefícios que eles podem trazer para a nossa saúde.
O Dr. Ayoob também declarou à National Geographic que as sementes de chia são “repletas de muitas coisas que as pessoas não consomem”.
E se ainda, este superalimento estiver um pouco fora do seu orçamento, você sempre pode experimentar a sua alternativa mais barata, que, segundo os cientistas, tem uma “ligeira vantagem” sobre a sua versão mais popular.
Entretanto, apesar de que as sementes de chia serem extremamente benéficas aos olhos da maioria dos especialistas em saúde, existe um aspecto problemático nelas.
Muita gente ainda não sabe que é preciso deixar as sementes de molho antes de realmente consumi-las. Surpreendentemente, a chia é capaz de absorver ‘até 12 vezes o seu peso’ quando expostas a um líquido.
Desta forma, o Dr. Ayoob explicou quais são as consequências de comê-las sem as deixar de molho primeiro: “Eles vão inchar em algum lugar do trato gastrointestinal.”
Para evitar que isso aconteça, ele recomenda misturar um quarto de xícara de sementes de chia com uma porção de líquido e deixar descansar por pelo menos dez minutos.
Se você pular a importantíssima etapa de imersão, poderá acabar como um jovem que teve uma massa gelatinosa presa no esôfago depois de comer sementes de chia, devido à grande quantidade de água absorvida por elas.
A Dra. Rebecca Rawl, médica que tratou o paciente, disse à revista Time que a consistência era comparável à de uma “massa de modelar”. O caso foi publicado no American Journal of Gastroenterology em 2014.
Para se adaptar aos poucos ao estilo de vida com sementes de chia, o Dr. Ayoob sugere “adicioná-las gradualmente à sua dieta para que seu organismo se acostume com elas”, já que são muito ricas em fibras.
Imagem de Capa: Canva
Muitos acreditam que o processo de envelhecimento começa aos 40, 50 ou 60 anos. No…
Quando pensamos em conselhos de casamento dados por celebridades, muitos esperam ouvir algo tradicional como…
Em muitos relacionamentos, as mulheres optam por ter uma conversa profunda com o seu parceiro,…
A Amazon Prime Video acertou em cheio ao disponibilizar “Todos Menos Você”, uma comédia romântica…
Desde sempre, meninas são ensinadas a usar sutiã desde pequena. Durante décadas, o sutiã foi…
Nos últimos anos, nossos dias ficaram dominados pelo scroll infinito: notificações, redes sociais, mensagens e…