Uma jovem mulher, de apenas 23 anos, que supostamente era contra vacinas morreu após recusar tratamento de quimioterapia indica por seus médicos após receber um diagnóstico de câncer.
Paloma Shemirani, do Reino Unido, havia sido diagnosticada com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que se desenvolve no sistema linfático, e teria recebido dos médicos uma grande chance de sobrevivência com quimioterapia.
No entanto, ela se recusou a fazer qualquer tratamento e faleceu sete meses depois, após sofrer um ataque cardíaco fatal causado pela doença em 24 de julho de 2024.
Kate Shemirani, mãe de Paloma, é conhecida por compartilhar teorias da conspiração sobre a vacina da Covid nas redes sociais e culpou os médicos pela morte da filha.
Quando recebeu o diagnóstico, Paloma alegou que seus direitos humanos foram violados pela equipe do sistema nacional de saúde, chegando a comparar suas práticas às dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, segundo foi relatado no inquérito.
Ela negou ter câncer e afirmou que os médicos lhe diziam “fantasia absurda, sem provas”.
“Não quero passar por um tratamento tão severo que pode até me matar, quando há a possibilidade de não ser câncer”, disse ela, expressando preocupações de que a quimioterapia pudesse afetar sua fertilidade.
Além disso, o inquérito revela que Paloma falou maravilhas sobre seu tratamento alternativo – que incluía uma dieta rigorosa à base de vegetais, sucos, suplementos e enemas de café – no qual ela acreditava que “teria uma recuperação completa”.
Gabriel e Sebastian Shemirani, irmãos de Paloma, falaram com a imprensa antes do inquérito, mas culparam as alegações de sua mãe pela morte de sua irmã.
A mãe deles foi demitida do cargo de enfermeira em 2021 por promover desinformação sobre a Covid-19 e se tornou uma figura proeminente entre os teóricos da conspiração online.
Atualmente, seus filhos Sebastian e Gabriel tornaram públicas suas acusações na esperança de evitar mais mortes resultantes de informações enganosas espalhadas nas redes sociais.
Em declarações ao programa Panorama da BBC, Sebastian disse: “Minha irmã faleceu como consequência direta das ações e crenças da minha mãe e não quero que ninguém mais passe pela mesma dor ou perda que eu passei.”
Enquanto isso, Gabriel acrescentou: “Não consegui impedir a morte da minha irmã. Mas significaria muito para mim se eu conseguisse fazer com que ela não fosse apenas mais uma em uma longa lista de pessoas que morrem dessa maneira.”
Os filhos de Kate afirmam que as teorias da mãe começaram em 2012, quando ela foi diagnosticada com câncer de mama. Ela teve o tumor removido por meio de cirurgia, mas Kate credita terapias alternativas por sua recuperação.
Evidências mostradas à BBC revelaram que a decisão de Paloma de recusar o tratamento pode ter sido influenciada pelas crenças de sua mãe.
De acordo com o então namorado de Paloma, Ander Harris, Kate pediu à filha que não “assinasse ou consentisse verbalmente com a quimioterapia ou qualquer tratamento” em uma suposta mensagem de texto enviada a ele.
De acordo com a BBC, a equipe do hospital levantou “uma preocupação quanto à influência dos pais”. Mas também foi considerado que, como Paloma era adulta, ela tinha capacidade de tomar suas próprias decisões sobre o tratamento.
Apesar de toda polêmica, Kate insiste em acusar os médicos de serem responsáveis pelo falecimento da filha. “Paloma morreu em consequência de intervenções médicas realizadas sem diagnóstico confirmado ou consentimento legal”, afirmou.
Imagem de Capa: Kate Shemirani
Nesta terça-feira (29/07) um episódio inesperado chamou atenção de quem assistia ao Jornal da Record…
Viralizou nas rede sociais, imagens que mostram o momento em que o sinal do programa…
Você sabia que o cérebro pode enviar alertas 1 anos antes de qualquer diagnóstico de…
Quando olhamos ao redor, temos a sensação de que nossos olhos captam a realidade de…
Se você gosta de filmes de suspense com serial killers, sequestros e perseguições policiais, “Meia-Noite…
Eles prometem energia, beleza, imunidade, emagrecimento e até juventude eterna — mas agora, alguns suplementos…