Na nossa rotina, existem diversas atitudes que nos colocam em risco sem que percebamos. Dessa maneira, um médico de emergência listou comportamentos comuns que podem levar a acidentes graves – e é bem provável que você já tenha cometido pelo menos um deles.
Portanto, neste artigo, iremos compartilhar cinco hábitos perigosos e como evitar riscos desnecessários para sua saúde e bem-estar.
Patinetes elétricos, bicicletas elétricas e hoverboards tornaram-se populares por sua praticidade e rapidez no deslocamento. No entanto, o aumento de seu uso também trouxe um crescimento alarmante no número de acidentes.
Por isso, o especialista em emergências médicas, Dr. Leana Wen, alerta que usar esses dispositivos sem capacete aumenta drasticamente o risco de ferimentos graves na cabeça.
Além disso, muitas pessoas subestimam os perigos de conduzir sob efeito de álcool ou drogas, o que compromete a coordenação motora e os reflexos.
Para evitar acidentes:
Este alerta você já deve ter ouvido inúmeras vezes. Contudo, a distração no trânsito continua sendo uma das principais causas de acidentes fatais.
Mexer no celular enquanto dirige tira sua atenção da estrada por segundos preciosos que podem ser fatais. Mesmo que o celular esteja fixado no painel, qualquer interação desvia seu foco.
Dicas para um trânsito mais seguro:
As redes sociais são um espaço de diversão e interação, mas também podem ser palco de desafios perigosos que colocam vidas em risco.
Nos últimos anos, desafios como o “Blackout Challenge” e o “Chroming” levaram diversas crianças e adolescentes à morte. Muitos desses desafios envolvem a ingestão de substâncias tóxicas, sufocamento e outros comportamentos de alto risco.
Se encontrar um desafio viral, pergunte-se:
A melhor opção é sempre evitar e alertar outras pessoas sobre os perigos.
O uso de medicamentos sem prescrição médica pode ser fatal. O Dr. Wen reforça que pílulas obtidas fora de farmácias autorizadas podem conter substâncias adulteradas, incluindo o fentanil – um opióide até 50 vezes mais forte que a heroína.
Mantenha-se seguro seguindo estas recomendações:
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), o afogamento é a principal causa de morte acidental entre crianças pequenas. Mesmo piscinas rasas e banheiras representam perigo se não houver supervisão adequada.
Para evitar tragédias:
Mesmo que sejam pequenas atitudes, essas cinco práticas podem fazer a diferença entre segurança e perigo. Pequenas mudanças nos hábitos diários ajudam a evitar acidentes e preservar vidas.
Então, se você já fez alguma dessas coisas, é hora de repensar. Segurança vem sempre em primeiro lugar.
Imagem de Capa: Canva
Muitos produtos de limpeza doméstica parecem inofensivos, mas escondem riscos sérios para a saúde quando…
Na astrologia, além de termos possíveis previsões sobre as nossas vidas, conseguimos identificar traços marcantes…
Já aconteceu de você sair de casa no horário certo, mas mesmo assim algo dar…
Recentemente, nas redes sociais, o fenômeno “Gen Z Stare” vem sendo alvo de debate entre…
O episódio da câmera do beijo em um show do Coldplay, realizado em 16 de…
Nas últimas semanas, o estado de São Paulo registrou uma onda de casos de intoxicação…