Interessante

Mãe associa morte do filho de 20 anos ao uso excessivo do vape: “Isso mata”

Lia Paiva perdeu o filho, Diego Santos, após complicações de um quadro de sepse que culminou em infarto pulmonar, no entanto, ela associa a morte do jovem com o uso do vape.

O vape ainda não tem seus danos a longo prazo tão conhecidos pela área médica. Ainda assim, estudos já apontaram uma série de riscos graves à saúde de quem utiliza o cigarro eletrônico.

Desta forma, uma mãe que perdeu o filho de apenas 20 anos de idade e cuja morte pode estar ligada ao dispositivo, decidiu compartilhar uma relato comovente no qual enfatiza essa relação.

Em um publicação no Instagram, Lia Paiva, esposa do ex-jogador de futebol Serginho, falou abertamente sobre a morte do filho. Diego Paiva dos Santos morreu em agosto de 2024 – e, segundo Lia, sua morte teria ligação com o uso contínuo do vape.

Em seu relato, Lia afirma que o quadro de saúde de Diego começou com uma infecção decorrente de um furúnculo na pele, localizado no ombro. Entretanto, a bactéria que infectou o jovem teria causado, em pouco tempo, um quadro de septicemia.

Nesse quadro de alto risco, a infecção desencadeia uma reação inflamatória que afeta o corpo todo, prejudicando o funcionamento de diversos sistemas e potencialmente levando à morte.

Devido a sepse, Diego foi internado e chegou a apresentar melhora ao longo de quatro dias. “Os rins ‘liberaram’, o fígado ficou ótimo, o coração ficou ótimo. Estavam superpositivos quanto à recuperação dele”, declarou Lia no vídeo.

Apesar da suposta melhora, Diego sofreu um infarto pulmonar fatal, que caracteriza-se pela morte de tecido pulmonar devido ao bloqueio de uma artéria. Geralmente, essa condição é causada por uma embolia, onde um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo.

Segundo Lia, a complicação teria sido facilitada pelos danos pulmonares causados pelo vape. “A causa maior [da morte] foi a bactéria que invadiu o corpo dele e fez uma septicemia. O pulmão dele não reagiu. E por quê? Pelo uso excessivo de vape”, declarou.

Para concluir, Lia fez um apelo para quem utiliza o popular “cigarro eletrônico”: “Eu mesma já fumei, e isso mata. De fato, mata! Que isso fique como aprendizado: jogue fora”, pediu ela.

Riscos do vape

Os Vapes (ou DEFs, Dispositivos Eletrônicos para Fumar), funcionam com uma bateria que aquece um líquido e o transforma em aerossol, que é o produto inalado pelos usuários. O fato de não produzir a fumaça, como o cigarro, o vape é visto como “inocente”, mas os riscos são enormes.

De acordo com especialistas, o primeiro risco que já se conhece sobre o uso de vape é um tipo agudo de pneumonia. A chamada EVALI (“E-cigarette or Vaping Product Use-Associated Lung Injury), é uma pneumonia não bacteriana nem viral, mas sim inflamatória. A doença traz sintomas de tosse, dor no peito, falta de ar, febre e já demonstrou a possibilidade de ser fatal.

Além disso, o vape pode causar exacerbação de quadros respiratórios anteriormente controlados (como asma, bronquite, enfisema pulmonar, entre outros).

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

O que realmente faz uma mulher se sentir amada? Este é o segredo do amor, segundo a Psicologia

Você já se perguntou o que realmente faz uma mulher se sentir amada? Não são…

10 horas ago

O que você vê primeiro nesta imagem revela sua ‘característica mais irresistível no amor’

Você já se perguntou o que faz as pessoas se encantarem por você no amor?…

10 horas ago

O objeto MAIS imundo da sua casa não é o que você pensa

Quando pensamos nos lugares mais sujos da casa, logo imaginamos o vaso sanitário, a maçaneta…

10 horas ago

As partes do corpo das mulheres que mais atraem os homens – e não são as que você imagina

Quando o assunto é atração, a maioria das pessoas acredita que o corpo em si…

10 horas ago

Sinais silenciosos de que você está com uma pessoa narcisista: entenda o controle emocional por trás das palavras

Viver em um relacionamento com alguém que apresenta traços narcisistas pode transformar cada diálogo em…

10 horas ago

Idoso esteve 15 anos morto em casa e ninguém percebeu: “Pensávamos que estava em um lar”

A notícia de que o corpo de um idoso de Valência, na Espanha, foi encontrado…

10 horas ago