Recentemente, no Big Brother Brasil 24, o participante Davi foi visto lavando frango antes de cozinhá-lo. Dessa forma, levando a um grande debate sobre a prática.
De acordo com especialistas, essa prática pode levar à contaminação do ambiente da cozinha com bactérias prejudiciais à saúde.
Davi, ao lavar o frango antes de cozinhá-lo no BBB24, trouxe à tona a discussão sobre a segurança alimentar e a necessidade de repensar práticas tradicionais na cozinha. Especialistas em infectologia alertam que o ato, comumente realizado por muitos brasileiros, questiona os riscos que pode representar à saúde.
Assim, Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destaca que bactérias potencialmente prejudiciais aos seres humanos, como a Salmonella, habitam o intestino dos animais que consumimos.
Portanto, ao lavar o frango, a água não elimina essas bactérias. Assim, podendo, na verdade, espalhá-las pelo ambiente da cozinha, contaminando utensílios, louças e outros alimentos próximos.
Contrariando o hábito de lavar o frango, especialistas recomendam a cocção adequada como o método mais eficaz para eliminar bactérias potencialmente presentes na carne.
“Se você tem uma carne que está potencialmente contaminada, não precisa lavar. Porque a temperatura do cozimento já vai destruir a bactéria”, explica o infectologista Ujvari.
Além de não lavar o frango, especialistas alertam sobre o risco de contaminação cruzada ao usar os mesmos utensílios, como facas e tábuas, para cortar diferentes alimentos. Após manusear carne crua, é crucial adotar medidas rigorosas de higiene na cozinha para evitar a propagação de bactérias.
O debate sobre a lavagem do frango se estende a receitas que envolvem carne crua ou mal-passada, independentemente da fonte (suína, bovina, de ave ou peixe).
Especialista destacam a temperatura adequada de cozimento como o fator crucial para destruir as bactérias presentes, reduzindo significativamente o risco de contaminação.
Imagem de Capa: BBB/Reprodução
Você alguma vez já se deparou com a chamada Teoria do Funeral? É uma ideia…
Relacionamentos não acabam “do nada”. Quase sempre, eles desmoronam por causa de padrões repetidos, atitudes…
Talvez você já tenha visto um laço roxo em posts de redes sociais, em fotos…
Muitas mulheres ficam incomodadas ao notar pelos mais espessos ou em maior quantidade na barriga,…
Nas redes sociais, uma imagem tem chamado atenção e despertado curiosidade: o calendário de 2025…
Um criador de conteúdo natural de Maharashtra, tornou-se uma das figuras mais comentadas no universo…