Reflexão

Juiz faz audiência em casa de idoso incapacitado para lhe conceder a sua aposentadoria

Muitos são os casos de idosos que trabalharam toda a sua vida na agricultura e que acabam por perder a sua aposentadoria por idade rural por não terem condições de se deslocarem ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente por problemas de saúde comuns com o avançar da idade.

Felizmente, existem juízes que se preocupam com o bem-estar dessas pessoas, como o caso de Fernando Marney Oliveira, juiz da comarca de Campos Belos, no interior de Goiás, que se deslocou a casa Domingos José dos Santos, um idoso de 83 anos que desde que sofreu um derrame deixou de conseguir se deslocar, para lhe conceder a sua aposentadoria por idade rural.

Tinha a certeza que ele iria perder porque não saímos de casa com ele. É muito difícil e ele sente muita dor. Tem mais de quatro meses que não saímos com ele, a médica vem aqui e olha ele quando precisa”, contou Maria Ferreira, de 77 anos, esposa de Domingos ao TNH1.

A audiência aconteceu na própria sala de Domingos, tendo o juiz se sentado num sofá, enquanto ouvia as duas testemunhas necessárias para a situação, e a advogada do idoso, Florismaria Ferreira Barbosa, se sentado noutro sofá.

Bastaram apenas 15 minutos para que o juiz concedesse a aposentadoria a Domingos, tendo as duas testemunhas confirmado que o idoso sempre havia trabalhado na agricultura.

O depoimento pessoal colhido in loco demonstra conhecimento acerca da agricultura de subsistência. Ainda, as testemunhas ouvidas em juízo afirmaram que conhecem o requerente sempre trabalhando na atividade rural. Ou seja, por tempo superior ao necessário para o reconhecimento da sua situação de segurado especial”, afirmou o juiz.

Ao terminar a sessão, Domingos chorou de emoção ao saber que tinha conseguido a sua aposentadoria e agradeceu dizendo em voz baixinha:

“Obrigada a Deus, doutor e todos vocês”.

É a primeira vez que eu vejo aqui em Campos Belos o juiz vir na casa de uma pessoa que está numa situação dessa. Hoje o Judiciário de Campos Belos está fazendo a diferença”, disse Florismaria Ferreira Barbosa, a advogada.

Apesar desta atitude de Fernando ter sensibilizado muita gente, a verdade é que, segundo este, é instituído por lei o juiz sair do gabinete e ir até à parte, principalmente em casos como esses. Contudo, poucas são as pessoas que o sabem.

Vejo que por trás de processos há vidas”, afirmou o juiz.

___________________________________________________________

APROVEITE PARA VISITAR O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO SÁBIAS PALAVRAS

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Dormir depois das 23 horas pode estar sabotando sua saúde: 3 Efeitos preocupantes que a ciência já identificou

Dormir tarde virou um hábito comum, especialmente em uma rotina dominada por telas, notificações e…

11 horas ago

Se isso acontece com você no trabalho, CUIDADO: pode ser ‘inveja disfarçada’

O ambiente profissional é, por natureza, um espaço de comparações. Metas, resultados, promoções e reconhecimento…

11 horas ago

Quando um gato dorme em cima de você, existe um motivo e ele vai além do carinho

Se você possui um gatinho, provavelmente já acordou no meio da noite com um peso…

11 horas ago

Quando o estômago ronca, não é apenas fome: entenda o que realmente acontece no corpo quando isso acontece

Quando o estômago começa a roncar, a reação imediata é pensar que o corpo está…

12 horas ago

5 Alimentos comuns que você oferece para seu gato que podem reduzir a expectativa de vida (o último pode te surpreender)

Você ama seu gato, cuida da saúde dele e jamais faria algo para prejudicá-lo de…

12 horas ago

Muita gente não sabe, mas NÃO ter pelinhos na orelha pode ser um sinal de alerta para sua saúde

Você já observou com atenção sua orelha no espelho? Pode parecer estranho, mas detalhes simples…

12 horas ago