Reflexão

Juiz faz audiência em casa de idoso incapacitado para lhe conceder a sua aposentadoria

Muitos são os casos de idosos que trabalharam toda a sua vida na agricultura e que acabam por perder a sua aposentadoria por idade rural por não terem condições de se deslocarem ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente por problemas de saúde comuns com o avançar da idade.

Felizmente, existem juízes que se preocupam com o bem-estar dessas pessoas, como o caso de Fernando Marney Oliveira, juiz da comarca de Campos Belos, no interior de Goiás, que se deslocou a casa Domingos José dos Santos, um idoso de 83 anos que desde que sofreu um derrame deixou de conseguir se deslocar, para lhe conceder a sua aposentadoria por idade rural.

Tinha a certeza que ele iria perder porque não saímos de casa com ele. É muito difícil e ele sente muita dor. Tem mais de quatro meses que não saímos com ele, a médica vem aqui e olha ele quando precisa”, contou Maria Ferreira, de 77 anos, esposa de Domingos ao TNH1.

A audiência aconteceu na própria sala de Domingos, tendo o juiz se sentado num sofá, enquanto ouvia as duas testemunhas necessárias para a situação, e a advogada do idoso, Florismaria Ferreira Barbosa, se sentado noutro sofá.

Bastaram apenas 15 minutos para que o juiz concedesse a aposentadoria a Domingos, tendo as duas testemunhas confirmado que o idoso sempre havia trabalhado na agricultura.

O depoimento pessoal colhido in loco demonstra conhecimento acerca da agricultura de subsistência. Ainda, as testemunhas ouvidas em juízo afirmaram que conhecem o requerente sempre trabalhando na atividade rural. Ou seja, por tempo superior ao necessário para o reconhecimento da sua situação de segurado especial”, afirmou o juiz.

Ao terminar a sessão, Domingos chorou de emoção ao saber que tinha conseguido a sua aposentadoria e agradeceu dizendo em voz baixinha:

“Obrigada a Deus, doutor e todos vocês”.

É a primeira vez que eu vejo aqui em Campos Belos o juiz vir na casa de uma pessoa que está numa situação dessa. Hoje o Judiciário de Campos Belos está fazendo a diferença”, disse Florismaria Ferreira Barbosa, a advogada.

Apesar desta atitude de Fernando ter sensibilizado muita gente, a verdade é que, segundo este, é instituído por lei o juiz sair do gabinete e ir até à parte, principalmente em casos como esses. Contudo, poucas são as pessoas que o sabem.

Vejo que por trás de processos há vidas”, afirmou o juiz.

___________________________________________________________

APROVEITE PARA VISITAR O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO SÁBIAS PALAVRAS

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

O que a psicologia revela sobre o acúmulo de louça suja na pia da cozinha: Mais do que apenas preguiça

Você já entrou na cozinha, viu uma pilha de pratos sujos e sentiu uma onda…

6 horas ago

Você sabe quantos caixotes há no vagão? Poucas pessoas conseguem desvendar esse mistério

Você já parou para pensar como diferentes perspectivas podem mudar completamente a forma como enxergamos…

6 horas ago

Vidros do box manchados? Veja como deixá-los brilhando com um truque caseiro simples e barato

Se você já tentou de tudo para limpar os vidros do box do banheiro e…

6 horas ago

Cientistas descobrem o que exatamente é a ‘Névoa Cerebral’: “Pode realmente tomar conta da vida das pessoas”

Após contrair uma infecção por COVID-19, muitos pessoas se viram perdidas. Sua atenção se dispersava,…

6 horas ago

Morte de ex-The Voice Kids aos 17 anos alerta para possível motivo de aumento de casos de AVC em jovens mulheres

A recente e trágica morte da cantora Karen Silva, ex-participante do The Voice Kids, aos…

6 horas ago

Polícia encontra crianças mantidas em cativeiro e lixo acumulado por 4 anos pelos próprios pais em caso chocante na Espanha

A cidade de Oviedo, no norte da Espanha, foi palco de um caso alarmante de…

6 horas ago