Interessante

Implantes cerebrais ajudam paraplégico a voltar andar novamente só de pensar

Um homem paraplégico conseguiu andar simplesmente por pensando nisso, graças a implantes cerebrais eletrônicos, uma inovação médica que, segundo ele, mudou sua vida.

Gert-Jan Oskam, um holandês de 40 anos, ficou paralisado depois de um acidente de bicicleta há 12 anos.

Os implantes eletrônicos que Gert-Jan tem experimentado transmitem sem fios os seus pensamentos – sinais cerebrais – para suas pernas e pés por meio de um segundo implante localizado em sua coluna.

De acordo com a revista Nature, o sistema ainda está em estágio experimental, mas uma importante instituição de caridade espinhal do Reino Unido o chamou de “muito encorajador”. “Eu me sinto como uma criança aprendendo a andar de novo”, disse Oskam à BBC. Além de ficar em pé e andar, ele também consegue subir escadas.

“Foi uma longa jornada, mas agora posso me levantar e tomar uma cerveja com meu amigo. É um prazer que muitas pessoas não percebem.”

A neurocirurgiã e professora da Universidade de Lausanne, Jocelyne Bloch, realizou a delicada cirurgia de inserção dos implantes e destacou que o sistema ainda está em estágio de pesquisa básica e que ainda faltam muitos anos para estar disponível para pacientes paralíticos.

Mas que o objetivo da equipe era tirá-lo do laboratório e colocá-lo na clínica o mais rápido possível. “O importante para nós não é apenas ter um teste científico, mas eventualmente dar mais acesso a mais pessoas com lesões na medula espinhal que estão acostumadas a ouvir dos médicos que precisam se acostumar com o fato de que nunca mais se moverão.”

A operação de Gert-Jan foi realizada em julho de 2021. Foi feito dois orifícios circulares em cada lado de seu crânio, com 5 cm de diâmetro, acima das regiões do cérebro envolvidas no controle do movimento. Então, dois implantes em forma de disco foram inserido para transmitir sinais cerebrais sem fio – as intenções de Gert-Jan – para dois sensores presos a um capacete em sua cabeça.

Após algumas semanas de treinamento, ele conseguia ficar de pé e andar com o auxílio de um andador. Seu movimento é lento, mas suave, de acordo com o professor Grégoire Courtine, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), que liderou o projeto.

“Vê-lo andar tão naturalmente é tão comovente”, disse ele. “É uma mudança de paradigma em relação ao que existia antes”.

“Está chegando”, diz Prof Courtine,. “Gert-Jan recebeu o implante 10 anos após o acidente. Imagine quando aplicamos nossa interface cérebro-espinha algumas semanas após a lesão. O potencial de recuperação é tremendo”.

Imagem de Capa: Reprodução BBC

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Mãe descobre que “bebê feliz” na verdade tem doença rara e incurável — saiba mais sobre a síndrome de Leigh

Era para ser apenas uma fase inocente: um bebê que “não chorava muito” e parecia…

8 horas ago

Cachorros conseguem identificar “pessoas desonestas”, aponta pesquisa surpreendente

Você já teve a sensação de que seu cachorro não gostou de alguém sem motivo…

8 horas ago

3 Truques psicológicos simples – mas poderosos – que te ajudam a controlar qualquer situação

Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais poderosas que alguém pode desenvolver —…

8 horas ago

Alerta de traição: 4 signos podem enfrentar decepções nos próximos dias

Neste mês de agosto, alguns signos do zodíaco irão ter as suas emoções abaladas por…

8 horas ago

Quem é Felca, youtuber que chocou a internet ao denunciar o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores

Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, tem 27 anos, nasceu em Londrina, estado brasileiro do…

8 horas ago

Após diversos boatos circularem as redes sociais, este é atual estado de saúde de Faustão

O icônico apresentador Fausto Silva, de 75 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein,…

9 horas ago