Uma imagem do nosso planeta Terra de um ângulo raramente visto deixou as pessoas em choque, e com razão.
Isso porque a maior parte das terras da Terra — cerca de 68% — está localizado no hemisférios Norte, dominado por continentes como América do Norte, Europa, a maior parte da Ásia, África e partes da América do Sul.
Desta forma, estamos acostumados a ver nosso planeta com bastante terra. No entanto, a superfície do nosso planeta é composta por aproximadamente 71% de água.
Depois que uma foto do Google Earth viralizou nas redes sociais, ela fez o ótimo trabalho de nos lembrar – ou revelar – de que realmente estamos habitando um planeta “azul”. Essa imagem mostra uma parte do hemisfério sul que nunca vemos – e isso deixou as pessoas um pouco desconfortáveis.
O internauta @AMAZlNGNATURE publicou no Twitter a viral captura de tela acompanhada da legenda: “O lado do planeta Terra que não estamos acostumados a ver”.
O Oceano Pacífico ocupa quase toda a imagem — com apenas um ponto verde visível, da Nova Zelândia, no canto inferior esquerdo.
É possível ver que o maior e mais profundo oceano da Terra se estende de ponta a ponta, enquanto uma parte da Antártida — perto da parte inferior da imagem — parece branca e brilhante devido à sua superfície gelada.
Os únicos outros pontos brancos são de formações de nuvens e sistemas climáticos, típicos de imagens de satélite, espalhados pelo oceano.
O hemisfério oceânico — o lado da Terra que tem mais água e menos terra — é composto por aproximadamente 89% de oceano e 11% de terra.
Existe mais terra do que o que os olhos podem ver na foto, além da Nova Zelândia e da Antártida. Isso inclui as ilhas havaianas Fiji, Tonga, Samoa e outras nações insulares da Polinésia, Melanésia e Micronésia, incluindo a Polinésia Francesa e outros territórios – como a Ilha de Páscoa – e a extremidade das Ilhas Galápagos (quase dentro da borda).
Reagindo nas redes sociais, as pessoas acharam a foto bastante perturbadora – ao finalmente poder visualizar o lado do planeta Terra que não estamos acostumados a ver.
“A parte de trás da cabeça da Terra é uma loucura”, disse um internauta chocado, enquanto outro concordou: “Parece errado. Sinto como se estivesse vendo algo que não deveria.”
“A Terra deveria ser chamada de água”, comentou um terceiro, enquanto um quarto disse: “Prova de que a maior parte do nosso planeta ainda é mistério e oceano.”
Os neozelandeses ficaram felizes em ver seu próprio país no mapa, onde um deles respondeu ao autor da postagem original: “Fale por você mesmo. Olá da Nova Zelândia!”
Um segundo escreveu: “Ah, finalmente, um mapa do qual não ficamos de fora por uma vez… um mapa só para nós”, enquanto uma terceira pessoa disse: “Para os habitantes das ilhas do Pacífico, esta é a frente da Terra, não o verso.”
No final das contas é tudo uma questão de perspectiva!
Imagem de Capa: Canva
Muitos produtos de limpeza doméstica parecem inofensivos, mas escondem riscos sérios para a saúde quando…
Na astrologia, além de termos possíveis previsões sobre as nossas vidas, conseguimos identificar traços marcantes…
Já aconteceu de você sair de casa no horário certo, mas mesmo assim algo dar…
Recentemente, nas redes sociais, o fenômeno “Gen Z Stare” vem sendo alvo de debate entre…
O episódio da câmera do beijo em um show do Coldplay, realizado em 16 de…
Nas últimas semanas, o estado de São Paulo registrou uma onda de casos de intoxicação…