A Igreja Universal do Reino de Deus terá que devolver a quantia de R$ 101 mil reais doados por uma fiel que ganhou na loteria. A decisão foi mantida pela 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), após a igreja ter seu recurso negado.
De acordo com o processo, o casal doou o dinheiro à igreja, porém não lavrou a escritura pública. Isso é necessário para formalizar a doação, por causa da alta quantia como essa.
No entanto, a mulher decidiu recorrer à Justiça para reaver a quantia doada. A igreja alegou que o comportamento contraditório da fiel impedia o pedido de restituição, mas a decisão dos desembargadores foi favorável à devolução do valor.
A igreja mencionou que a Constituição Federal e o Código Civil garantem a liberdade de pedir e fazer doações, protegendo a igreja de possíveis “doadores arrependidos”.
Com isso, afirmou que recorrerá da decisão. Dessa forma, destacou que em um país laico como o Brasil, o Estado não pode interferir na relação entre um fiel e sua igreja. Além disso,
Os desembargadores explicaram que o descumprimento da formalidade na doação de uma quantia alta causa a nulidade absoluta do ato praticado, conforme o Código Civil Brasileiro. Portanto, a formalização da doação exige a presença da escritura pública ou do instrumento particular, sendo sua ausência considerada absolutamente nula.
Imagem de Capa: Igreja Universal
Você alguma vez já se deparou com a chamada Teoria do Funeral? É uma ideia…
Relacionamentos não acabam “do nada”. Quase sempre, eles desmoronam por causa de padrões repetidos, atitudes…
Talvez você já tenha visto um laço roxo em posts de redes sociais, em fotos…
Muitas mulheres ficam incomodadas ao notar pelos mais espessos ou em maior quantidade na barriga,…
Nas redes sociais, uma imagem tem chamado atenção e despertado curiosidade: o calendário de 2025…
Um criador de conteúdo natural de Maharashtra, tornou-se uma das figuras mais comentadas no universo…