Na Itália, um idoso que viveu 40 anos cego teve sua visão completamente restaurada graças a uma cirurgia inédita. O procedimento, que durou quatro horas, consistiu na reconstrução de um terço do olho esquerdo do paciente, o primeiro que perdeu a funcionalidade devido a um problema na retina.
Desse modo, os médicos conseguiram reconstruir o olho esquerdo, que também havia perdido progressivamente a capacidade de enxergar após uma patologia.
O senhor, de 83 anos, agora consegue ver com ambos os olhos, já reconhece pessoas e objetos, além de conseguir se movimentar sozinho. Dessa forma, o paciente se recupera bem em casa e já expressou sua felicidade com o resultado.
“Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”, disse o paciente.
Quem realizou o procedimento foi o diretor da Clínica de Oftalmologia do Molinete, Michele Reibaldi, e pelo presidente da Sociedade Italiana de Córnea, Vincenzo Sarnicola.
“A operação consiste em ter alargado o transplante de córneas para a inteira superfície ocular, aos tecidos conjuntivos-esclerais, que têm um papel fundamental em permitir o sucesso do transplante em condições particulares”, disseram os médicos.
Dessa maneira, os médicos disseram que a cirurgia tende a ser mais segura e esperam um sucesso duradouro. Como o olho direito foi reconstruído com os olhos do próprio paciente, o risco de rejeição é diminuído.
“A paixão e o profissionalismo que eles deram para meu pai foi incrível. No futuro este procedimento se tornará normal e não apenas um episódio emocionante e único”, comemorou a filha do idoso.
Imagem de Capa: por TVMNews
Queimar sálvia é um ritual antigo usado em diferentes culturas para purificação espiritual, emocional e…
Quando pensamos em riscos de incêndio dentro de casa, pensamos logo no fogão ou no…
Os sonhos sempre despertaram a curiosidade da humanidade. Para algumas culturas, eles são mensagens espirituais;…
No mundo em que vivemos hoje, dormir menos virou quase um troféu de produtividade: “vou…
Na madrugada do dia 7 para 8 de setembro de 2025, um fenômeno astronômico promete…
Aviso importante: este artigo contém referências que podem ser angustiante para alguns leitores. Os pais…