O mais comum é vermos crianças e jovens frequentando a escola, mas por diversos motivos eles deixam a sala de aula em idade precoce e não têm a possibilidade de retornar.
Mas nunca é tarde para aprender coisas novas e estudar. Como é o caso da avó Calorinda Rosa de Mesquita Silva, de 71 anos, que recentemente retornou à escola.
Dona Calu, como é conhecida na capital do Piauí, Teresina, Brasil, não pôde ir à escola e não conseguiu receber nenhum tipo de educação quando criança, e por isso, não sabia nem ler ou escrever.
Depois, começou a trabalhar muito nova, casou-se e dedicou-se a cuidar da casa, do marido e da família, mas agora que tem tempo, Dona Calu está determinada a aprender, com muita motivação.
Agora, ela decidiu voltar para a estudar e está aprendendo a ler e escrever, realizando o grande sonho de sua vida.
“Eu queria, mas sempre deixei para as meninas que vieram morar aqui para estudar e eu não estudei. Algumas meninas passaram por aqui, e algumas até se formaram.”, disse a avó ao Só Noticia Boa.
Ela trabalhou como costureira desde os 13 anos e casou-se aos 25. Teve quatro filhos com o marido Etevaldo da Silva, além de netos e bisnetos.
“Todos na minha família me apoiaram e me apoiam para estudar. Ninguém foi contra. Todos sorriram, e até o meu menino se inscreveu também , mas ele não ouve bem e não terminou os estudos”, conta Dona Calu.
Seus filhos também estão felizes por sua mãe ter tomado essa decisão. “Para mim é algo gratificante, porque minha mãe sempre trabalhou muito. Sempre foi um espelho para nós. Ela sempre criou dois filhos com muito esforço, então para nós é algo muito importante”, disse María de Deus, filha de Dona Calu.
“Ela vive para cuidar do meu irmão que teve um AVC , e mesmo assim encontra tempo para estudar e está muito interessada”, acrescentou María, que motiva e apoia a mãe no retorno aos estudos.
“Todos na minha família me apoiaram e me apoiam para estudar. Ninguém foi contra. Todos sorriram e até meu filho se inscreveu, mas não ouve bem e não terminou os estudos”, disse a avó Calorinda.
Imagem de Capa: Reprodução
Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais, uma nova tendência de bem-estar: o “dark showering”,…
A primeira hora após acordar é mais crítico do que se imagina: sua circulação sanguínea,…
Durante décadas, o senso comum e a própria ciência repetiram a ideia de que estar…
Milhões de mulheres no mundo todo tem na sua rotina o uso de tinturas e…
Rafaella Justus nasceu em 21 de julho de 2009, fruto do casamento entre Ticiane Pinheiro…
Uma pitoresca cidade localizada na Serra Gaúcha, conhecida por sua arquitetura que remete às vilas…