Harold Egbert Camping, um pregador norte-americano, tornou-se infame por prever duas vezes o fim do mundo, deixando seus seguidores endividados e sem emprego. De acordo com ele, o fim do mundo aconteceria em 21 de maio de 2011.
No entanto, esta “profecia” levou muitas pessoas a tomarem atitudes impulsivas, mas a história começa bem antes, na década de 1950.
Nos anos 50, Harold Camping começou a pregar mesmo sem formação religiosa formal. Desse modo, quando fundou a rede de rádios Family Stations, Inc., voltada aos protestantes, sua popularidade cresceu.
Através desta plataforma, ele alcançou milhares de ouvintes, mas suas visões começaram a tomar rumos controversos.
Nos anos seguintes, Camping começou a atacar a igreja institucional e orientou seus seguidores a não frequentar templos. Assim, ele utilizou seus programas de rádio e aparições na televisão para disseminar suas ideias e escreveu diversos livros.
Em um desses livros, fez sua primeira previsão apocalíptica, declarando que o mundo acabaria em 1994. Embora esta previsão tenha falhado, não abalou significativamente sua base de seguidores.
Camping fez uma nova previsão: o mundo acabaria em 21 de maio de 2011. Esse “erro de cálculo” provocou a pior crise de sua carreira. Muitos de seus seguidores, acreditando firmemente na profecia, tomaram decisões drásticas.
Segundo o New York Times, alguns apressaram cerimônias de casamento, estouraram o limite de seus cartões de crédito, pediram demissão, organizaram festas de despedida e doaram todos os seus bens.
Houve relatos trágicos, como o de uma mãe que tentou matar suas filhas e tirar a própria vida, e um homem que se afogou tentando alcançar Deus em um lago.
Após o fracasso da profecia de 2011, Camping se desculpou publicamente em 2012, reconhecendo seu erro e chamando-o de “incorreto e pecaminoso”.
“Não sou um gênio. Rezo o tempo todo por mais sabedoria”, disse. Dessa maneira, ele prometeu não fazer mais previsões apocalípticas.
Com mais de 90 anos, Camping sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e sua saúde deteriorou-se. Ele não resistiu às complicações de uma queda em casa e faleceu em 15 de dezembro de 2013. O anúncio de sua morte foi feito durante um dos programas da Family Stations.
Com informações: UOL
Imagem de Capa: Reuters
Quem tem gato já passou por essa cena: você vai se deitar e percebe que…
A ideia de uma Terceira Guerra Mundial sempre esteve mais na ficção do que na…
Nem todo interesse é declarado em palavras. Muitas vezes, o desejo aparece de forma silenciosa,…
Recentemente, um incidente perturbador voltou a colocar sob os holofotes o debate sobre segurança e…
A Netflix amplia seu catálogo de produções internacionais nesta semana com a estreia de “Amar,…
Uma ‘modelo’ e influenciadora digital conquistou milhões de seguidores nas redes sociais, onde muitas pessoas…