No ‘En L’An 2000’ uma série de imagens futurísticas foram criadas por Jean-Marc Côté e outros artistas no qual retrataram como imaginaram que seria a vida no então distante ano de 2000.
A série de quadros foram publicados na França em 1899, 1900, 1901 e 1910. De acordo com a The Public Domain Review, as obras de arte foram produzidas originalmente na forma de cartões de papel dentro de caixas de cigarros/charutos e, mais tarde, como cartões postais.
Como tantas vezes acontece, as previsões dos artistas falharam um pouco, mas não deixando de ir longe o suficiente para pensar fora dos limites de seu ambiente tecnológico na época.
Existem pelo menos 87 cartões conhecidos que foram de autoria de vários artistas franceses, sendo a primeira série produzida para a Exposição Mundial de 1900 em Paris.
Os cartões de Jean-Marc Côté nunca foram distribuídos e só vieram à tona muitos anos depois, depois que o autor de ficção científica Isaac Asimov encontrou um conjunto e os publicou em 1986, com comentários, no livro Futuredays: Uma Visão do Século XIX do Ano 2000.
Veja a seguir algumas das imagens e encontre algumas das previsões que ficaram muito próximas do que se vive nos dias atuais.
Você pode até se arrumar todos os dias, mas ainda assim sentir que algo não…
Muitas pessoas possuem o hábito de guardar pão na geladeira, mas será que essa é…
Quase todo mundo já passou por isso: depois de uma noite de sono, ao abrir…
Se você chegou ao fim de 2025 ainda dentro do mesmo relacionamento, saiba que isso…
O ano de 2026 marca a chegada de uma das combinações mais intensas e marcantes…
Quando o relógio marca meia-noite e os fogos explodem no céu, o Ano Novo começa.…