Nesta semana, o Brasil enfrentará uma intensa massa de ar polar que promete derrubar drasticamente as temperaturas em diversas regiões.
Em São Paulo, a previsão é de que a quarta-feira registre a manhã mais fria dos últimos nove anos, com mínima prevista de apenas 4°C. Em áreas mais afastadas da capital, os termômetros podem se aproximar dos 0°C.
De acordo com o Climatempo, a capital paulista pode enfrentar a menor temperatura desde 13 de junho de 2016, quando a cidade registrou 3,5°C. A expectativa é de que a média fique em torno dos 4°C, mas bairros da zona sul, como Capela do Socorro e Parelheiros, podem encarar marcas ainda mais baixas.
Nesta segunda-feira (23), o tempo começa a virar, com eventos fortes e risco elevado de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido até as 23h59 de terça-feira (24), citando perigo potencial à saúde devido ao declínio brusco da temperatura.
Além do frio, as rajadas de vento podem atingir até 90 km/h em algumas regiões do estado, elevando o risco de queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Portanto, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para temporais em diversas cidades, incluindo a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Paraíba.
O tempo deve começar a melhorar a partir de quarta-feira, com a diminuição das nuvens. No entanto, o frio continuará intenso, principalmente durante as manhãs e madrugadas.
Municípios do interior paulista, especialmente em áreas mais elevadas como Campos do Jordão, devem registrar temperaturas próximas ou até mesmo abaixo de 0°C. Em 2024, algumas dessas localidades já enfrentaram temperaturas negativas — e esse cenário pode se repetir nos próximos dias.
A frente fria entra pelo Sul do país, onde os termômetros podem despencar até -10°C, principalmente na Serra Gaúcha e na região dos Campos de Cima da Serra. No entanto, mesmo com o frio mais intenso que em maio, a chance de neve é menor nesta semana devido à baixa umidade no ar, segundo a MetSul Meteorologia.
Com previsão de temperaturas mínimas históricas, São Paulo deve enfrentar dias gelados e com risco elevado de complicações climáticas. Por isso, se prepare e acompanhe as atualizações meteorológicas para garantir segurança e bem-estar.
Imagem de Capa: Canva
Fazer um recém-nascido dormir está longe de ser uma tarefa simples. Para muitos pais, a…
Quando as temperaturas mais baixas chegam, um problema comum volta a incomodar muitas residências: a…
Você já reparou que, em um mesmo ambiente, algumas pessoas são muito mais picadas por…
Objetos quebrando dentro de casa costumam gerar susto, irritação e até discussões. Um copo cai,…
Alguns filmes não fracassam por falta de qualidade, fracassam porque ninguém soube explicá-los ao público…
O ano de 2026 chega com uma configuração astrológica altamente favorável para a prosperidade. Com…