Recentemente, um estudo descobriu uma relação negativa entre inteligência e crença na astrologia. Dessa forma, a pesquisa aponta que traços de personalidade como narcisismo e baixa inteligência são preditores significativos dessa crença infundada.
O estudo analisou 264 respostas de um questionário online, avaliando os participantes quanto à crença na astrologia com uma versão abreviada do Belief in Astrology Inventory. Além disso, realizou avaliações de personalidade, uma específica para narcisismo e um teste de inteligência.
Os resultados mostraram uma forte correlação entre narcisismo e crença na astrologia. “O principal resultado mostrou que quanto maior o narcisismo, maior a crença na astrologia“, relataram os pesquisadores.
Dessa maneira, eles sugerem que a visão de mundo egocêntrica dos narcisistas pode estar ligada a essa crença, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar essa hipótese.
A pesquisa também revelou uma correlação negativa entre inteligência e crença na astrologia. Portanto, quanto maior o nível de inteligência dos participantes, menor a probabilidade de eles acreditarem na influência astrológica.
Após controlar todas as variáveis, essa relação permaneceu significativa, indicando que a inteligência pode atuar como um fator protetor contra crenças infundadas.
Além do narcisismo, o estudo encontrou correlações menores, porém positivas, entre agradabilidade, extroversão e crença na astrologia. Desse modo, esses traços de personalidade, embora menos influentes que o narcisismo, também contribuíram para a predisposição dos indivíduos a acreditarem na astrologia.
Os pesquisadores notaram que os participantes com traços narcisistas tendem a acreditar que a astrologia é apoiada pela ciência, sugerindo uma resistência maior a fatos. A apresentação dos horóscopos, frequentemente de maneira positiva e reforçando sentimentos grandiosos, atrai especialmente os narcisistas.
Além disso, em momentos de estresse, como durante a pandemia de COVID-19 e a crise climática, as pessoas tendem a recorrer mais a crenças infundadas. Isso pode explicar o aumento na popularidade da astrologia nos últimos anos.
Imagem de Capa: Canva
Em uma incrível reviravolta da ciência reprodutiva moderna, os gêmeos Timothy e Lydia Ridgeway nasceram…
Nesta segunda-feira (21), foi anunciada a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Dessa maneira,…
Recentemente, no Brasil, uma mulher foi acusada de enviar "ovos de Páscoa envenenados" para a…
A doação de sangue, além de ser um gesto nobre que salva vidas, pode também…
Recentemente, uma produção brasileira vem conquistando o público com sua história emocionante. “Inexplicável” foi lançado…
Enquanto o mundo debate como melhorar o sistema educacional, a Dinamarca dá um passo à…