A Universidade de Cincinnati conduziu uma pesquisa que sugere que o hábito diário de consumir morangos pode contribuir para a redução do risco de demência.
Dessa forma, os resultados, que foram publicados pela revista Nutrients, apontam para benefícios significativos associados ao consumo regular dessa fruta popular.
O estudo teve um período de 12 semanas e envolveu 30 pacientes com sobrepeso que apresentavam queixas de comprometimento cognitivo leve. Os pesquisadores instruíram os participantes a evitar o consumo de morangos, exceto por um pacote diário de suplemento em pó, que deveriam misturar com água e consumir no café da manhã.
Desse modo, metade dos participantes, com idades entre 50 e 65 anos, recebeu um pó equivalente a uma xícara de morangos inteiros (o tamanho padrão de porção). Enquanto a outra metade recebeu um placebo.
A pesquisa acompanhou a memória de longo prazo, o humor e a saúde metabólica dos participantes. Os resultados apontaram que o grupo que consumiu o pó de morango teve um melhor desempenho em um teste de aprendizado e reduziu significativamente os sintomas depressivos.
O professor emérito Robert Krikorian, do Departamento de Psiquiatria e Neurociência Comportamental da UC College of Medicine, ressaltou que morangos e mirtilos contêm antioxidantes chamados antocianinas.
Dessa maneira, esses antioxidantes estão associados a diversos benefícios para a saúde, incluindo melhorias metabólicas e cognitivas.
Krikorian observou que os morangos também contêm ellagitannins e ácido elágico, conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e anticancerígenas.
Ele sugere que morangos podem melhorar a função cognitiva ao reduzir a inflamação cerebral. Especialmente em pessoas com excesso de peso e propensas à resistência à insulina e obesidade.
Krikorian destaca a necessidade de pesquisas futuras com um número maior de participantes e doses variadas de morango.
Portanto, é importante mencionar que a pesquisa recebeu apoio financeiro da California Strawberry Commission, que forneceu fundos e doações de pó de morango e placebo.
Imagem de Capa: Canva
Abrir uma lata gelada de refrigerante em um dia quente pode parecer irresistível, mas um…
Conviver com uma pessoa narcisista pode ser extremamente desgastante. Muitas vezes, o abuso psicológico acontece…
A Netflix possui um vasto catálogo cheio de títulos incríveis. No entanto, em meio a…
Você já acordou assustado no meio da noite depois de um sonho estranho, com o…
Uma revolução silenciosa está prestes a acontecer no mundo da medicina veterinária. A empresa de…
Nem sempre a maternidade é feita apenas de decisões médicas ou rotinas planejadas. Muitas vezes,…