Um jovem brasileiro do estado do Ceará desenvolveu um tipo de plástico biodegradável que é a partir de batatas e que futuramente pode ser usado como matéria-prima para a produção de sacolas plásticas e outros itens muito utilizados no nosso dia a dia.
Graças à inovação do estudante Matheus Brito, ele foi convidado para participar da maior feira de engenharia da América Latina, a FEBRACE.
O desenvolvimento e conclusão do estudo do material plástico biodegradável teve 3 anos de duração e foi projetada enquanto Matheus cursava o ensino médio.
Ele contou com a orientação do professor Leonardo Sousa e do Colégio Paraíso. Os testes in vitro conduzidos no colégio foram bem sucedidos e Matheus ganhou uma publicação na revista científica e-Ciência, na categoria “Iniciação Científica Júnior”.
O jovem acredita que no futuro, o seu projeto realmente será utilizado na fabricação de sacolas plásticas, o que seria uma excelente alternativa sustentável, reduzindo a produção de lixo.
Além disso, o meio ambiente é favorecido por menor uso de plástico que acaba por poluir rios, oceanos e lençóis freáticos.
Ao lado do professor Leonardo, Matheus têm realizado estudos sobre a adesão do plástico do bem, com respostas bastante promissoras.
Para o Colégio Paraíso, em Juazeiro do Norte, essa tecnologia merece ser comemorada: “As descobertas científicas dos nossos alunos nos enchem de orgulho!”, escreveu a instituição em seu site.
Fonte: Razões para acreditar
Imagem de Capa: Reprodução
A cantora Anitta entrou com uma ação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para…
Nas redes sociais, Miguel Oliveira, de 15 anos, vem chamando atenção como “pastor mirim”, no…
Se você é fã de filmes de terror que fogem do clichê e entregam sustos…
Se você está cansado de séries intermináveis e quer algo rápido, profundo e emocionante, a…
A emocionante e, ao mesmo tempo, dolorosa história de Lei Wuze, um pai chinês de…
Depois de um vazamento de imagens sobre um suposto novo uniforme reserva da seleção brasileira,…