Manter as bananas frescas por mais tempo pode parecer um desafio, mas existem métodos eficazes para evitar que elas amadureçam rápido demais.
De acordo com a engenheira de alimentos, Montserrat Meléndez, armazenar corretamente as bananas faz toda a diferença para preservar sua qualidade e sabor.
Após alguns testes, a especialista chegou a conclusões valiosas sobre os melhores métodos para conservar bananas. Veja abaixo os resultados:
Esse método teve pouco impacto na velocidade de amadurecimento. As bananas continuaram a mudar de cor e textura, apenas com uma leve desaceleração.
Armazenar as bananas em um saco plástico reduziu a exposição ao oxigênio, retardando o amadurecimento. Dessa maneira, você prolonga a frescura sem recorrer à refrigeração.
Essa foi a estratégia mais eficiente. A baixa temperatura reduz a produção de etileno, o gás responsável pelo amadurecimento das frutas. Embora a casca possa escurecer, a polpa interna permanece fresca por mais tempo.
Portanto, a geladeira é o melhor local para armazenar bananas e evitar que estraguem rapidamente.
O etileno é um composto liberado naturalmente pelas bananas, acelerando sua transformação de verde para amarela e, posteriormente, para marrom. Quanto mais oxigênio ao redor da fruta, mais rápida será essa mudança.
De acordo com a especialista, “quanto menos oxigênio houver ao redor da fruta, mais lenta será a produção de etileno”. Isso significa que armazenar bananas corretamente pode aumentar significativamente sua durabilidade.
Então, se você seguir essas estratégias, será possível evitar o desperdício e manter as bananas frescas por mais tempo.
Imagem de Capa: Canva
Uma nova série da Netflix ambientada em uma escola particular de elite cativou muitos fãs…
Estelle, uma estudante de 19 anos aplicou em seu próprio cabelo uma tintura comprada em…
Nas redes sociais, a cantora Gaby Amarantos virou alvo de críticas após passar por um…
Você já sonhou na possibilidade de viver para sempre? De acordo com o renomado cientista…
Você já pode ter notado uma linha escura estranha descendo na linha do seu umbigo,…
Os gambás, também conhecidos como saruês, estão se tornando visitantes cada vez mais comuns em…