O Brasil sofreu uma tragédia nacional com o incêndio do Museu Nacional, perdendo-se obras de valor inestimável. Contudo, o Estado resolveu não baixar os braços e liberar de imediato R$10 milhões para a UFRJ, que deverão ser aplicados na “recuperação, no patrimônio, na investigação das causas que levaram ao incêndio do Museu Nacional”, de acordo com o Ministro da Educação, Rossieli Soares.
Além disso, esse montante deverá ser utilizado também para reforçar a segurança do espaço e evitar assim furtos.
Mais tarde, serão liberados mais R$ 5 milhões para a reconstrução do edifício.
Apesar do projecto de recuperação envolver imensas pessoas de vários orgãos, como a Casa Civil, a Educação e o Planejamento, estima-se que a recuperação do prédio demore cerca de 3 a 4 anos, com data prevista de início de obras no final de 2019, sendo que durante esse período, as peças que escaparam ao fogo poderão ser exibidas noutro local ainda por designar.
A intenção será adquirir novas peças para exibir quando a obra concluir, já que o que foi perdido no fogo não se consegue recuperar.
Muitas pessoas culpam aredução de investimentos no museu e na UFRJ nos últimos anos por parte do governo como causa da tragédia. Contudo, quando questionado sobre o assunto, o ministro dividiu as responsabilidades. “No momento de maior concentração de riquezas, o dinheiro não foi para o museu. A culpa não é dessa ou daquela gestão. Vamos pensar no macro, na recuperação do museu.”
Fonte: Notícias UOL
Era para ser apenas uma fase inocente: um bebê que “não chorava muito” e parecia…
Você já teve a sensação de que seu cachorro não gostou de alguém sem motivo…
Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais poderosas que alguém pode desenvolver —…
Neste mês de agosto, alguns signos do zodíaco irão ter as suas emoções abaladas por…
Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, tem 27 anos, nasceu em Londrina, estado brasileiro do…
O icônico apresentador Fausto Silva, de 75 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein,…