Os moradores de Fort Collins, Colorado, EUA, chocaram a todos ao compartilhar imagens de coelhos que parecem estar amaldiçoados com “chifres” ou “tentáculos pretos” saindo da pele de suas cabeças.
A verdade é que estes mamíferos foram contaminados pelo vírus do papilomavírus – dando origem ao mito do “jackalope” (coelho com chifres) nos tempos modernos – que faz com que tumores benignos cresçam na cabeça dos animais.
A ScienceDirect explica que o papilomavírus serve como agente etiológico da papilomatose cutânea em coelhos e tem sido extensivamente estudado como modelo para carcinogênese induzida por papilomavírus.
A contaminação pode causar ‘lesões ásperas, vermelhas, semelhantes a verrugas, queratinizadas e frequentemente pigmentadas nas orelhas, pálpebras, pescoço, ombros, abdômen e coxas’ de coelhos, e não é transmissível aos humanos.
Pesquisadores sugerem que as variações “Frankenstein”, como vistas nesses coelhos selvagens, podem se transportadas por mosquitos e carrapatos que picam os infectados e transmitem suas condições horríveis, em vez do contato direto entre os coelhos.
Quanto à forma como o papilomavírus afeta o hospedeiro, tudo começa com manchas vermelhas e elevadas na pele que eventualmente se transformam em massas verrucosas.
A próxima fase da infecção é o surgimento de gavinhas pretas cobrindo a boca, as bochechas e as áreas dos olhos, embora algumas das verrugas iniciais possam de fato se transformar em câncer de pele com risco de morte.
De acordo com a Colorado Parks and Wildlife (CPW), qualquer pessoa que encontrar coelhos infectados deve evitar todo contato e ficar longe deles, mesmo que a doença não seja considerada contagiosa entre espécies.
Uma moradora de Fort Collins, disse sobre ter se deparado um coelho infectado: “Parecia ter espinhos pretos ou palitos de dente pretos saindo por toda a boca. Achei que ele morreria durante o inverno, mas não. Ele voltou no segundo ano – e cresceu.”
Especialistas alertam os donos de coelhos domésticos que mantenham seus animais de estimação longe de pragas, mas se eles sucumbirem a uma picada de mosquito, os veterinários podem remover cirurgicamente os tumores antes que a malignidade se instale.
Na natureza, os animais infectados provavelmente morrerão de fome quando seus chifres ficarem cada vez maiores, eliminando efetivamente sua capacidade de ver, comer ou ouvir.
Imagem de Capa: Redes Sociais
Você já olhou para as mãos - ou mesmo as pernas - e percebeu que…
Em um casamento, é normal em algum momento ter uma fase difícil. No entanto, existe…
Você já notou que, em um mesmo ambiente, as mulheres costumam estar de casaco enquanto…
A cidade de Belo Horizonte, no Brasil, enfrenta em 2025 um aumento preocupante nos casos…
Finalmente, o fim do último ciclo de Mercúrio Retrógrado está chegando ao fim. Após semanas…
Com o fim do ano bem próximo, o clima natalino vem chegando junto. E, claro,…