Reflexão

De acordo com pesquisa, quanto mais conversares com a tua mãe, mais ela viverá

“A solidão é a ‘assassina invisível’ do idoso” que ameaça a sua saúde tanto quanto a obesidade ou o tabagismo. O alerta é dos Pesquisadores da Universidade da Califórniadescobriram que a solidão tem um papel importante no envelhecimento. Sociólogos e psicólogos examinaram mais de mil e quinhentas pessoas com idades a partir de 71 anos, descobriram que as pessoas solitárias morrem mais cedo.

Será que é possível avaliar o custo emocional da solidão como conhecido? Eu diria que não, não há como medi-lo, quantifica-lo. A solidão, este inimigo oculto de todos os dias e de todos nós, pode ser devastador para o ser humano em qualquer fase da vida, mas na velhice trabalha silenciosamente, toma proporções assustadoras e seus resultados são, muitas vezes, imprevisíveis. É aquele que trabalha na calada da noite ou num dia inteiro que se anuncia.

O problema é grave na medida que a depressão encontra neste ser fragilizado um habitat perfeito para se acomodar. Deste quadro aparentemente controlável, caminham lado a lado os problemas alimentares, o sono irregular, a falta de perspectiva, pouco ou nenhum convívio social até que o silêncio chega, permanecendo apenas aquela voz interna que não ecoa mais, não encontra palavras nem mesmo para dizer: preciso de ajuda, preciso de um sentido para a minha vida, preciso que me orçam.

Pensar que a Organização Mundial da Saúde já classifica a solidão como um fator de risco para a saúde maior que o tabagismo e tão grande quanto a obesidade nos faz refletir: o que estamos fazendo com a nossa própria vida que vai envelhecer? Sarti (2001) argumenta que estes idosos precisam “ser ouvidos. Isto implica pensar os idosos como sujeitos não apenas de direitos, mas também de desejo.”

A necessidade de comunicação com as pessoas, especialmente aquelas que nos são próximas e com os amigos que nos valorizam e que nos fazem felizes é guardada durante uma vida inteira. Muito frequentemente, as pessoas mais velhas se retiram da vida social e da vida em família e perdem vários momentos da vida de seus filhos e de seus netos. Por isto, é muito importante manter contato com eles.

Tente não apenas visitá-los com mais frequência, mas convide-os também para irem à sua casa. Além disso, é muito importante encorajar a comunicação de pessoas mais velhas com pessoas da mesma idade deles. Este é o principal aspecto de lares para idosos e de diferentes tipos de grupos de interesse para pessoas idosas. No título enfatizamos a mãe, mas, é claro, que a pesquisa se refere aos idosos de um modo geral.

Tradução e adaptação do site parceiro Portal Raízes

Fonte: Texto de Sarah Schreiber @ Wolman’s Day

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Estudo revela o “nome mais bonito do mundo” — e ele está bombando no Brasil

Escolher o nome de um filho é a decisão mais importante e emocionante que os…

9 horas ago

TikToker de 22 anos viraliza por NEM lavar o rosto por 7 semanas em nova “rotina de skincare”

Uma criadora de conteúdo do TikTok de 22 anos chamou muita atenção nas redes sociais…

9 horas ago

Pessoas ficam chocadas ao descobrir que XXL e 2XL não são o mesmo tamanho de roupa

A moda e o vestuário já passaram por inúmeras transformações no decorrer da nossa existência…

10 horas ago

Falta de desejo na intimidade pode ter uma origem preocupante na sua saúde – entenda o que está por trás

Quando o interesse por momentos de intimidade diminui sem uma causa clara, o motivo pode…

10 horas ago

Este filme promete renovar sua fé em reencontros e amores que resistem ao tempo

Se você está buscando um filme que traz uma mensagem emocionante sobre reencontros, laços duradouros…

10 horas ago

Homem mata cachorro da ex após ela se recusar reatar relacionamento: “Falei que não queria voltar”

Uma jovem da cidade de Porto Ferreira, Estado de São Paulo, acusa o ex-marido de…

10 horas ago