Abrir uma lata gelada de refrigerante em um dia quente pode parecer irresistível, mas um novo estudo mostra que esse hábito tem um preço alto para a saúde.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, beber uma lata de refrigerante pode reduzir sua expectativa de vida saudável em até 12 minutos.
O estudo foi conduzido por Katerina Stylianou e Olivier Jolliet, que criaram o chamado Health Nutritional Index (Índice Nutricional de Saúde). Essa ferramenta calcula quantos minutos de vida saudável podem ser ganhos ou perdidos a cada porção de alimento consumida.
Para isso, os cientistas analisaram dados do Global Burden of Disease, que avalia os riscos e benefícios de hábitos alimentares, comportamentais e ambientais.
Nem tudo são más notícias. De acordo com o índice, alguns alimentos podem aumentar a expectativa de vida saudável. Uma porção de 30 gramas de nozes e sementes pode acrescentar cerca de 25 minutos extras de vida.
Leguminosas, frutas, vegetais, grãos integrais e peixes também se mostraram aliados importantes da longevidade.
Por outro lado, bebidas açucaradas como refrigerantes entram na lista dos maiores vilões.
Além da redução de 12 minutos de vida saudável por lata, o estudo aponta que alimentos ultraprocessados e carnes processadas, como salsichas e hot dogs, podem ser ainda piores: apenas um cachorro-quente pode custar até 36 minutos de vida saudável.
Contudo, os pesquisadores revelam que não é necessário mudar toda a sua alimentação de uma vez. Ao substituir pelo menos 10% das calorias diárias de carnes vermelhas e processadas por alimentos mais nutritivos, como frutas, vegetais, nozes e grãos, já pode acrescentar em média 48 minutos de vida saudável por dia.
Pequenas substituições alimentares não só ajudam a viver mais, como também melhoram a qualidade de vida e reduzem riscos de doenças crônicas.
Imagem de Capa: Canva
Você já olhou para as mãos - ou mesmo as pernas - e percebeu que…
Em um casamento, é normal em algum momento ter uma fase difícil. No entanto, existe…
Você já notou que, em um mesmo ambiente, as mulheres costumam estar de casaco enquanto…
A cidade de Belo Horizonte, no Brasil, enfrenta em 2025 um aumento preocupante nos casos…
Finalmente, o fim do último ciclo de Mercúrio Retrógrado está chegando ao fim. Após semanas…
Com o fim do ano bem próximo, o clima natalino vem chegando junto. E, claro,…