Em situações de privação de liberdade, como sequestros ou violência doméstica, a vítima pode enfrentar dificuldades para pedir ajuda, especialmente se o agressor estiver presente.
Portanto, sinais discretos e estratégias de comunicação são cruciais para garantir a segurança da vítima e facilitar o socorro.
Em 2020, o Conselho Nacional da Justiça (CNJ), lançou uma campanha para desenhar um “X” vermelho na palma da mão. Desse modo, compartilhando uma medida eficaz para vítimas de violência doméstica.
A campanha ganhou apoio de milhares de farmácias, prefeituras, órgãos do Judiciário e agências bancárias no Brasil. Por isso, quando alguém exibe esse sinal, os atendentes registram discretamente informações de contato e acionam a Polícia Militar.
Se necessário, a vítima é levada a um local reservado para aguardar a chegada das autoridades, garantindo sigilo e segurança.
A professora Tatiana Daré, da Universidade de Brasília (UnB), destaca o gesto de dobrar os dedos sobre o polegar como uma forma discreta de pedir socorro, especialmente útil quando a comunicação verbal é impossível.
Esse sinal ganhou popularidade nas redes sociais e a Polícia Militar de São Paulo o promoveu. Dessa maneira, você pode usá-lo em chamadas de vídeo, em locais públicos ou durante interações informais.
Outra estratégia é usar aplicativos de entrega ou transporte para enviar pedidos de socorro. Desse modo, a vítima pode inserir uma mensagem de emergência na observação do aplicativo ou, em casos extremos, jogar papéis com mensagens para vizinhos ou pessoas próximas, que podem então acionar a polícia.
Imagem de Capa: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Na Igreja Católica, o sigilo da confissão é um dos pilares mais rígidos e também…
Nas redes sociais, o caldo de ossos, vem conquistando aqueles que buscam melhorar sua saúde…
Muitas pessoas acreditam que quando um cão perde o movimento das patas, sua vida acabou.…
Muitos relacionamentos não acabam por conta de uma traição ou brigas. Na maioria das vezes,…
Por que alguns casamentos resistem ao tempo, enquanto outros se desgastam rapidamente? Muitos acreditam que…
De tempos em tempos, surge nas redes sociais um enigma matemático capaz de colocar a…