Interessante

Conheça a comunidade em que só vivem 26 mulheres mais velhas: ‘independência e autonomia’

Imagine uma comunidade idílica no topo de uma rua tranquila, onde mulheres maduras, com idades entre 58 e 94 anos, vivem juntas em harmonia e independência. Contudo, isso não fica só na imaginação.

No Reino Unido, o New Ground é a primeira comunidade de cohousing exclusivamente para mulheres mais velhas. Dessa forma, essa comunidade conta com 25 apartamentos e 26 morados.

Com intuito de afastar a solidão da vida dessas mulheres mais velhas, New Ground se tornou realidade graças à determinação de mulheres como Jude Tisdal, uma consultora de artes.

New Ground

“Temos idades entre 58 e 94 anos”, diz Jude ao The Guardian. “Muitas de nós ainda trabalhamos, outras são voluntárias e atuamos na comunidade. Alguém pode entrar aqui e pensar OK, somos todos da mesma idade, mas não podemos definir-nos como velhos.”

New Ground não é uma comuna, mas sim um conjunto de casas individuais, cada uma pertencente a uma moradora. Elas têm a liberdade de possuir ou alugar suas casas, ao mesmo tempo em que compartilham espaços comuns para socializar, fazer aulas e jardinagem.

O foco principal é a independência e a autonomia, e não a dependência comum em instalações de cuidados.

“Temos irmãos, pais, filhos, netos, amantes e tudo mais. A única coisa é que eles não podem vir morar aqui”, conta Jude.

A necessidade de comunidades de cohousing como New Ground está se tornando mais premente à medida que o número de pessoas idosas vivendo sozinhas continua a crescer.

No Reino Unido, em 2021, 3,64 milhões de pessoas com mais de 65 anos viviam sozinhas, sendo a maioria mulheres. Além disso, a população idosa está aumentando, e a expectativa de vida saudável está diminuindo.

Apesar dessas estatísticas preocupantes, o cohousing ainda está em sua infância na Grã-Bretanha, com poucos projetos em funcionamento.

New Ground

A longa jornada para a realização de New Ground

A implementação de New Ground não foi uma jornada fácil. Demorou 18 anos de desenvolvimento, educação, networking e muitas reuniões para transformar essa visão em realidade. Maria Brenton, embaixadora sênior da UK Cohousing Network, foi uma figura-chave nesse processo.

“As mulheres que começaram isso foram inflexíveis ao afirmar que não queriam ficar sentadas em uma sala de estar cantando Daisy Daisy e Pack Up Your Troubles para o resto de suas vidas”, diz ela.

“Nos opomos ferozmente ao preconceito de idade e ao paternalismo, à infantilização dos idosos pelos serviços de assistência social”, conclui.

New Ground

Em New Ground, as mulheres cuidam de si mesmas e compartilham responsabilidades, incluindo manutenção, jardinagem, limpeza e questões jurídicas. Isso desafia a ideia de que as mulheres precisam de homens para tarefas simples, como trocar lâmpadas.

A comunidade demonstra que, juntas, elas podem cuidar umas das outras e fornecer apoio mútuo, tornando a vida mais rica e independente.

Imagem de Capa: New Ground

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

VÍDEO: Professora causa polêmica ao ser detida após episódio de racismo na saída de bar em Brasília

Recentemente, na área central de Brasília, um caso de racismo gerou grande repercussão nas redes…

6 minutos ago

Você já ouviu falar da “Teoria do Funeral”? A realidade cruel que vai transformar o jeito como você vive agora

Você alguma vez já se deparou com a chamada Teoria do Funeral? É uma ideia…

23 horas ago

7 Atitudes de mulheres que fazem qualquer homem ir embora – e não durar em nenhum relacionamento

Relacionamentos não acabam “do nada”. Quase sempre, eles desmoronam por causa de padrões repetidos, atitudes…

23 horas ago

Se você ver um laço roxo em roupas ou perfis, pare e preste atenção: o significado é muito mais profundo do que parece

Talvez você já tenha visto um laço roxo em posts de redes sociais, em fotos…

23 horas ago

Saiba o que significa ter ‘muitos pelos crescendo na barriga e envolta do umbigo’ – e quando é motivo de alerta

Muitas mulheres ficam incomodadas ao notar pelos mais espessos ou em maior quantidade na barriga,…

23 horas ago

Calendário de 2025 é igual ao de 1941? Entenda a coincidência que deixou a internet em alerta

Nas redes sociais, uma imagem tem chamado atenção e despertado curiosidade: o calendário de 2025…

23 horas ago