A atriz Vaneza Francisca relatou ter sofrido transfobia após ser confundida com uma mulher trans em um trem em São Paulo. Dessa forma, nas redes sociais, o caso gerou revolta e reacendeu a discussão sobre a importância da luta pelos direitos das pessoas trans.
Vaneza, que é uma mulher cisgênero, foi vítima de um homem que a ofendeu e a humilhou por ter achado que ela fosse uma mulher trans. O homem pediu que a atriz “tampasse as partes íntimas” e gritou que ninguém era obrigado a olhar para o “pint*” de Vaneza.
A atriz, que é conhecida por seu papel na série “3%”, da Netflix, conta que não é a primeira vez que é confundida com uma mulher trans. No entanto, sendo a primeira vez que foi violentada por causa disso.
Desse modo, Vaneza nos alerta para a transfobia sofrida pelas mulheres trans e pediu que a luta delas seja incorporada ativamente em nosso discurso.
“Se a causa das mulheres trans não lhe sensibiliza de maneira empática, espero que, por meio deste relato, possamos entender que, em um país misógino e machista, que mais mata mulheres trans, todas nós, podemos ser vítimas de violência física e psicológica”, disse em sua publicação.
Infelizmente, casos como o de Vaneza não são raros. No entanto, pessoas trans sofrem diariamente com a discriminação e a violência por simplesmente serem quem são. É preciso que a sociedade como um todo se una para combater a transfobia. Desse modo, garantindo que todas as pessoas tenham direito à vida digna e respeito.
Imagem de Capa: Vaneza Francisca
A Netflix acertou em cheio com “De Volta à Ação”, produção que rapidamente entrou para…
Por acaso seus familiares ou amigos já falaram que você tem “dedo podre” por ter…
Você já sentiu que alguém estava escondendo algo, mesmo sem nenhuma prova concreta? Em muitas…
Muitos casais passam anos juntos, dividem a rotina, a casa e até os planos futuros.…
O nosso corpo sempre dá sinais quando algo não está certo. Quando os rins passam…
Imagine acordar todos os dias com o som das ondas - mas sem ouvir a…