Interessante

Cientistas japoneses desenvolvem “cauda robótica” para ajudar pessoas a se equilibrarem igual aos animais

Uma equipe da Universidade Keio, em Tóquio, surpreendeu o mundo científico ao criar uma cauda humana robótica que utilizada presa à cintura de uma pessoa através de um arnês, e que pode ajudar o usuário a corrigir seu equilíbrio da mesma forma que os animais.

A “cauda inspirada na biomimética” foi projetada após pesquisadores examinarem mamíferos e outros vertebrados cujas caudas funcionam como um membro adicional. A cauda robótica, que é coberta por placas semelhantes a vértebras, se contrai e se torce como uma cauda de verdade.

Com um metro de comprimento, a cauda contém sensores e quatro “músculos” artificiais, que permitem que ela se mova – e dê equilíbrio – em resposta aos movimentos do usuário. Por exemplo, se você se inclinar para a esquerda, a cauda balança para a direita. Se você se inclinar para baixo, a cauda balança para cima.

Esse contramovimento fornece peso e força para a gravidade do corpo, ajudando a manter maior estabilidade aos usuários.

No projeto Arque, liderado por Yamen Saraiji, Junichi Nabeshima e Kouta Minamizawa, foi testado protótipos baseados em caudas de gato e tigre, mas por se mostrarem leves demais, se inspiraram nas caudas de cavalo-marinho, por serem maiores e mais pesadas, proporcionando mais força e impulso.

De acordo com Saraiji, a cauda precisa representar cerca de 5% do peso corporal do usuário para ser eficaz, de modo que tanto o comprimento quanto o peso do protótipo podem ser ajustados. Como a cauda se prende à cintura, os usuários “não sentem nenhum peso significativo – até que a cauda comece a se mover”.

Ainda em fase de pesquisa, a cauda não estará disponível ao mercado tão cedo. Os pesquisadores esperam adicionar mais músculos artificiais para que haja uma responda mais rápida aos movimentos dos usuários. Além disso, também estão investigando os potenciais efeitos colaterais do uso a longo prazo.

“Estamos interessados em colaborar com equipes médicas para investigar a eficácia do uso disso em pessoas com distúrbios de equilíbrio”, disse Saraiji. “Como será o futuro dos corpos humanos com a tecnologia vestível daqui a cinco a dez anos?”

Além de pessoas com distúrbios de equilíbrio e musculares, a cauda também pode ser usada para ajudar a estabilizar idosos ou para fornecer suporte extra para trabalhos que exigem levantar objetos pesados, disse Saraiji.

“Empoderar pessoas com deficiências ou pessoas com corpos frágeis — esperamos poder atingir esse nível em algum momento no futuro próximo”, disse Saraiji.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

CUIDADO com o “Golpe da ligação silenciosa”: O que é e como se proteger

Nos últimos anos, os golpes por telefone vêm se tornando cada vez mais sofisticados. Um…

2 horas ago

Entupir banheiro, entupir pia e estourar cano na sua casa pode ser sinais de alerta espiritual; entenda

Muitas vezes, quando um banheiro entope, a pia não escoa ou até mesmo um cano…

3 horas ago

Seu travesseiro pode ser tóxico: Veja quais evitar e como escolher opções mais saudáveis para dormir melhor

Você já parou para pensar no que realmente existe dentro do seu travesseiro? Ele pode…

4 horas ago

Nova minissérie da Netflix “10/10” é maratonada em apenas um dia por fãs

A nova minissérie da Netflix está deixando os espectadores completamente viciados. Com apenas cinco episódios,…

4 horas ago

“Morfina Natural”: A planta mais poderosa e medicinal que as pessoas ignoram e desconhecem seu uso

Na medicina natural, o alecrim é uma das plantas mais antigas e poderosas. Muito além…

4 horas ago

Série brasileira na Netflix mostra teste do governo que define quem terá riqueza e quem ficará na miséria

Você já imaginou viver em um mundo onde o futuro de toda a sua vida…

4 horas ago