Interessante

Cientistas emitem forte alerta sobre o eclipse solar total de HOJE ‘que pode ser mortal’

Espera-se que milhares de americanos viajem para assistir o tão esperado eclipse total, que poderá ser visto por cidades como Mazatlán e Torreón, no México; San Antonio, Austin e Dallas no Texas; Little Rock em Arkansas e Indianápolis em Indiana.

Com isso em mente, as pessoas estão sendo alertadas para esperar horas de congestionamento. Em 2017, por exemplo, algumas áreas chegaram a ter até 13 horas de congestionamento.

Com as estradas cada vez mais movimentadas, também foi emitido um alerta sobre um potencial aumento de acidentes automobilísticos fatais.

Mas não é por causa da breve escuridão em que caímos durante o eclipse em si, mas por causa do aumento da quantidade de carros nas estradas antes do momento histórico.

Donald Redelmeier, investigador principal do estudo e cientista sênior do Tory Trauma Research Program do Sunnybrook Research Institute, disse: “Encontramos um aumento significativo no risco de tráfego nos EUA na época do eclipse total, com média de um acidente de veículo extra a cada 25 minutos e uma fatalidade extra em um acidente a cada 95 minutos.”

Observando que não é a falta de luz do sol que causa o problema, Redelmeier explicou ainda: “As descobertas provavelmente derivam do aumento do tráfego, viagens em rotas desconhecidas, velocidade para chegar a tempo, distração do motorista por um evento celestial, consumo de drogas ou álcool. prejuízo causado por celebrações relacionadas ou visualização de eclipses em locais inseguros à beira da estrada.”

À luz disso, recomenda-se que as pessoas respeitem os limites de velocidade, minimizem as distrações, usem cinto de segurança e nunca dirigir com deficiência.

O eclipse solar total acontece neste segunda-feira, dia 8 de abril, no entanto só será visível de forma total em grande parte da América do Norte e em Portugal só os Açores conseguirão assistir ao fenômeno, no entanto, de forma parcial.

O fenômeno terá início no Oceano Pacífico Sul e deve começar a passar pelo México por volta das 15h07 (horário de Brasília), conforme divulgação da Nasa, agência espacial norte-americana.

Apesar de não haver possibilidade em assistir do Brasil, espectadores curiosos pelo evento astronômico terão a opção de acompanhar através das redes sociais e canais oficiais da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa).

Já nos Açores, o eclipse – que será visto parcialmente – poderá ser observado entre as 19h00 e as 20h00 (hora local).

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona à frente da Terra e do Sol, bloqueando os raios solares, deixando algumas regiões completamente às escuras em pleno dia.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Violência psicológica contra a mulher: o que mudou na lei e como denunciar

Infelizmente, durante anos, comportamentos abusivos foram normalizados dentro de relacionamentos. Frases como “isso é coisa…

14 horas ago

‘É passageiro’ ou ‘é alguém que veio para ficar na sua vida’? Entenda os sinais que seu corpo percebe antes da mente

Algumas pessoas entram na sua vida como um vendaval, deixando confusão e ansiedade. Outras chegam…

14 horas ago

Por que quem nasceu entre 1985 e 1995 aparenta ser mais jovem do que a Geração Z?

Você já percebeu que muitas pessoas nascidas entre 1985 e 1995 parecem mais jovens do…

14 horas ago

Por que uma “pedrinha” no rim dói mais que um parto? A chocante resposta microscópica explica tudo

Quem já passou por uma crise de pedra nos rins costuma dizer a mesma coisa:…

14 horas ago

Mito ou verdade: jogar água fria na panela de pressão é seguro?

A prática de jogar água fria na panela de pressão para acelerar o resfriamento ainda…

15 horas ago

Signos que “te mandam direto para a terapia” depois de se relacionar com eles, segundo a astrologia

Todo mundo já teve — ou ainda vai ter — aquela experiência amorosa que parece…

15 horas ago