Uma corrida na pesquisa sobre o câncer tem percorrido um longo caminho desde a eliminação de tumores malignos ou a interrupção do avanço da doença. No entanto, pesquisadores do Korea Advanced Institute of Science and Technology declararam que descobriram como fazer a reversão completa do estado da célula cancerígena para o normal.
Um estudo liderado pelo cientista coreano Kwang-Hyun Cho identificou um “interruptor”, um ponto mais preciso para tal intervenção, de acordo com seu novo relatório publicado.
Essa abordagem, denominada REVERT (REVERse Transition) ou “reversão do câncer”, busca restaurar as células malignas ao seu estado original, em vez de destruí-las, como ocorre nos tratamentos convencionais.
Os primeiros estudos eram mais limitados porque analisavam só momentos específicos, sem acompanhar as mudanças ao longo do tempo. Mas, com novas técnicas, como a transcriptômica de célula única e a análise de pseudotempo, agora é possível identificar genes que mudam e entender melhor as redes que regulam essas transições.
Ainda assim, estudar o câncer é complicado por causa das mutações genéticas. Em vez de olhar toda a trajetória, focar nos momentos críticos pode ser mais útil para entender as mudanças importantes.
Pesquisas recentes também mostram que certos estados celulares e variações na expressão dos genes são essenciais para entender o câncer e desenvolver novos tratamentos.
Imagem de Capa: Canva
Imagine olhar no espelho e ver mais do que linhas finas: um semblante cansado, com…
Quando estamos em um relacionamento, uma das principais bases para ser algo saudável e duradouro…
Muitas vezes, ao responder à pergunta “Por que escolhi esta profissão?”, a resposta consciente é…
Um especialista revelou o que descobriu ao acompanhar durante décadas crianças criadas sem um “não”…
Você já pensou em que mudanças podem ocorrer no seu corpo se você passar 72…
Algumas pessoas simplesmente caem de pé, mesmo quando tudo ao redor parece ruir. Elas escapam…