Interessante

Cientistas atualizam sobre ‘Geleira do Juízo Final’ com o derretimento do gelo pelas águas mais quentes

Fica localizada na Antártida a Geleira Thwaites, embora seja conhecida por um nome muito mais impressionante: “Geleira do Juízo Final“.

O motivo pelo qual recebeu este título tão dramático é porque essa geleira faz parte do que tem sido descrito como o “ponto fraco” da camada de gelo da Antártida Ocidental, onde é vulnerável ao colapso e, se isso acontecer, provavelmente levará toda a camada de gelo junto.

Acredita-se que esta e outra geleira, chamada Geleira Pine Island, têm grande probabilidade de entrar em colapso sem aviso prévio.

As consequências do colapso desta geleira podem ser um aumento significativo no nível do mar, o que destruiria muitas cidades costeiras, resultando na perda de habitações de milhões de pessoas.

Embora essa seja uma má notícia, e seria muito ruim se e quando acontecesse, a boa notícia é que os cientistas que monitoram regularmente a geleira dizem que o pior cenário é improvável ‘no momento’.

Um novo estudo sobre a robustez da geleira sugere que um dos maiores riscos, o da instabilidade do gelo marinho dos penhascos (MICI), pode não ser uma preocupação ao longo do século XXI.

O professor Mathieu Morlighem afirmou no The Conversation que quando uma plataforma de gelo desmorona, ela expõe altos penhascos de gelo, e quanto mais altos eles são, mais difícil é manter tudo unido.

Desta forma, os cientistas indicam que a geleira “permanecerá razoavelmente estável pelo menos até 2100” e, quando eles simularam um possível colapso em 50 anos, os penhascos não seriam altos o suficiente para desmoronar rapidamente.

O professor Morlighem fez questão de enfatizar que as descobertas deste estudo “não significam que Thwaites seja estável”. Mas que o fato de a “Geleira do Juízo Final” provavelmente não estar prestes a entrar em colapso é uma boa atualização – pelo menos por enquanto. O que é menos bom é que ela ainda está derretendo e perdendo massa.

Até o final do século, espera-se que o nível do mar suba cerca de 60 a 90 centímetros. O cenário de pesadelo que podemos esperar evitar teria um aumento de 15 metros no nível do mar, o que seria devastador.

Embora a Antártida seja muito fria, as correntes oceânicas que transportam águas mais quentes estão afinando o gelo por baixo, e não é possível simplesmente construir uma nova geleira para substituir o que está sendo perdido.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Dormir em 12 segundos? Método viral promete acalmar bebês e conquista pais de recém-nascidos

Fazer um recém-nascido dormir está longe de ser uma tarefa simples. Para muitos pais, a…

2 dias ago

Espanhóis penduram saquinhos de chá nas janelas no inverno — e o motivo surpreende

Quando as temperaturas mais baixas chegam, um problema comum volta a incomodar muitas residências: a…

2 dias ago

Ciência revela que seu tipo de sangue pode ser o verdadeiro “imã de mosquitos” – por isso você é mais picado que outros

Você já reparou que, em um mesmo ambiente, algumas pessoas são muito mais picadas por…

2 dias ago

Quando algo quebra em casa, não reclame: O alerta espiritual profundo por trás dos acidentes

Objetos quebrando dentro de casa costumam gerar susto, irritação e até discussões. Um copo cai,…

2 dias ago

Este filme se tornou o fenômeno mais surpreende de 2025 no streaming; veja onde assistir

Alguns filmes não fracassam por falta de qualidade, fracassam porque ninguém soube explicá-los ao público…

2 dias ago

Fortuna em movimento: 5 signos que vão atrair dinheiro com facilidade em 2026

O ano de 2026 chega com uma configuração astrológica altamente favorável para a prosperidade. Com…

2 dias ago