Interessante

Cientistas alertam que deixar de usar estes produtos de beleza pode ‘desativar genes do câncer de mama’ em apenas 28 dias

Muitas marcas de cosméticos, produtos para cabelos e muito mais, adicionam um ingrediente específico para prolongar a vida útil dos produtos e proteger os consumidores do crescimento de bactérias nocivas.

Apesar de serem considerados seguros, cientistas estão investigando os potenciais efeitos dessa substância na saúde humana. E recentemente, um estudo descobriu uma ligação preocupante entre esse conservante e o câncer de mama.

De acordo com a Breast Cancer UK, os parabenos são substâncias químicas desreguladoras endócrinas (EDCs) que podem interferir na distribuição natural de hormônios no corpo.

Eles afetam especialmente o hormônio feminino estrogênio, e altos níveis dele podem levar a um risco maior de desenvolvimento do câncer de mama.

Embora estudos em humanos sobre essa conexão sejam muito limitados para serem conclusivos, alguns especialistas fizeram um alerta do uso de produtos que contenham esse conservante.

“Os parabenos podem estar envolvidos em vários estágios da formação e do crescimento de tumores e podem contribuir para a disseminação de células cancerígenas para outras partes do corpo”, afirma a Breast Cancer UK.

Estudo associando parabenos ao câncer de mama

Em um estudo de 2023, publicado na revista Chemosphere, pesquisadores examinaram como o corpo reage ao excluir o uso de produtos com parabenos. Mais especificamente, a pesquisa investigou como a redução da exposição a parabenos afeta os marcadores precoces do câncer de mama.

Assim, os pesquisadores recrutaram mulheres saudáveis e sem câncer que usam produtos diários com parabenos e ftalatos (outro EDC usado para melhorar a textura e aumentar a absorção).

Foi coletado amostras de urina, sangue e células do tecido mamário de todas as participantes antes e depois de 28 dias. Durante esse período, algumas mulheres mudaram para produtos sem ftalatos e parabenos, enquanto outras continuaram como de costume.

No final do mês, os resultados mostraram diversas mudanças que podem indicar uma redução no risco de câncer de mama. Além disso, os metabólitos de parabenos e ftalatos diminuíram nas amostras corporais das participantes, o que reflete uma menor exposição a esses produtos químicos.

Não é de hoje que pesquisadores suspeitam de uma ligação entre desreguladores hormonais e câncer de mama, mas este estudo representa um grande avanço. “Para nós [sobreviventes de câncer de mama], este estudo muda o paradigma da pesquisa sobre o câncer de mama”, disse Polly Marshall, coautora do estudo e diretora executiva da Breast Cancer Over Time, à EHN.

“Em vez de analisar correlações, encontramos uma maneira de realmente estudar a causalidade no corpo das pessoas. Você precisa prestar atenção ao que está nos seus produtos”, disse Marshall.

Ela explica que não existe regulamentações para produtos de cuidados pessoais, então cabe aos consumidores se educarem e se protegerem. “Há muitas maneiras de pesquisar, e produtos saudáveis surgem todos os dias.”

Lembre-se de que muitos produtos são comercializados como “naturais”, “alternativos”, “orgânicos” ou “verdes”, mas ainda podem conter parabenos, portanto, cuidado com propagandas enganosas que usam esses termos da moda.

Ao fazer compras, você pode optar por evitar produtos que contenham: para-hidroxibenzoato, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e outros ingredientes terminados em –parabeno.

Além disso, verifique a embalagem dos alimentos quanto aos seguintes aditivos: E214, E215, E218 e E219. Alguns itens podem ter rótulos transparentes para indicar que não contêm parabenos.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Dormir em 12 segundos? Método viral promete acalmar bebês e conquista pais de recém-nascidos

Fazer um recém-nascido dormir está longe de ser uma tarefa simples. Para muitos pais, a…

2 dias ago

Espanhóis penduram saquinhos de chá nas janelas no inverno — e o motivo surpreende

Quando as temperaturas mais baixas chegam, um problema comum volta a incomodar muitas residências: a…

2 dias ago

Ciência revela que seu tipo de sangue pode ser o verdadeiro “imã de mosquitos” – por isso você é mais picado que outros

Você já reparou que, em um mesmo ambiente, algumas pessoas são muito mais picadas por…

2 dias ago

Quando algo quebra em casa, não reclame: O alerta espiritual profundo por trás dos acidentes

Objetos quebrando dentro de casa costumam gerar susto, irritação e até discussões. Um copo cai,…

2 dias ago

Este filme se tornou o fenômeno mais surpreende de 2025 no streaming; veja onde assistir

Alguns filmes não fracassam por falta de qualidade, fracassam porque ninguém soube explicá-los ao público…

2 dias ago

Fortuna em movimento: 5 signos que vão atrair dinheiro com facilidade em 2026

O ano de 2026 chega com uma configuração astrológica altamente favorável para a prosperidade. Com…

2 dias ago