Uma enorme fenda que atravessa o continente africano deverá dividi-lo em dois e formar o sexto oceano da Terra, alertaram os cientistas. Os países ao longo da costa sudeste da África irão se tornar uma ilha gigante, criando um mar inteiramente novo, da Etiópia a Moçambique.
A chamada ‘Fenda da África Oriental’ formou-se há pelo menos 22 milhões de anos, mas um estudo mostrou que tem havido atividade ao longo das últimas décadas. Cientistas descobriram que o afastamento de duas placas tectônicas é devido ao superaquecimento de rocha do núcleo do nosso planeta, que está impulsionando a fissura que apareceu ao longo dos desertos da Etiópia em 2005 e está alargando-se a uma taxa de 2,5 centímetros por ano.
A linha vermelha mostra onde fica a fenda da África Oriental e quais países se romperiam. Embora não se espere que África se parta em pelo menos mais cinco milhões de anos, a Somália e metade da Etiópia, o Quênia e a Tanzânia formarão um novo continente quando isso acontecer.
De acordo com o Daily Mail, o geólogo David Adede disse que acreditava que a fissura estava cheia de cinzas vulcânicas, mas que as fortes chuvas levaram o material embora e expuseram a fissura. Moradores locais disseram que aconteceu de forma abrupta e rápida – alguns relataram sentir o chão tremer.
Imagem de Capa: Reuters
Um especialista em consumo detalhou uma mensagem oculta no logotipo da Coca-Cola que muitas pessoas…
Quando a inteligência artificial (IA) entra no debate sobre qualidade de vida nas cidades brasileiras,…
Você já tomou banho, usou desodorante, perfume e, ainda assim, sentiu que não estava tão…
Recentemente, nas redes sociais, um professor com quase 30 anos de experiência na educação fez…
Todo mundo já contou uma mentirinha em algum momento da vida, mas alguns signos do…
Recentemente, durante o programa Altas Horas, Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, surpreendeu o…