Interessante

Chiclete pode estar silenciosamente “destruindo” sua saúde; Entenda o motivo

Você masca chiclete frequentemente? Se sim, um novo estudo pode fazer você repensar esse hábito. Cientistas descobriram uma ligação preocupante entre o consumo de chicletes e o risco de câncer devido à presença de microplásticos.

De acordo com a pesquisa, uma pessoa que consome chiclete regularmente pode ingerir, sem saber, o equivalente a 15 cartões de crédito de plástico por ano.

O que diz o estudo?

O estudo intitulado Chewing Gums: Unintended Sources of Ingested Microplastics in Humans revelou que chicletes contêm microplásticos em sua composição. Durante a mastigação, esses materiais são liberados na saliva e acabam sendo ingeridos.

Portanto, pesquisadores analisaram diferentes marcas e tipos de chicletes, concluindo que cada grama pode liberar até 637 partículas de microplástico, sendo que 94% dessas partículas são liberadas nos primeiros oito minutos de mastigação.

Microplásticos e o risco de câncer

Ainda não existe uma conclusão definitiva sobre os efeitos dos microplásticos na saúde humana, inúmeras pesquisas sugerem que eles podem estar ligados ao desenvolvimento de câncer.

Estudos recentes realizados por pesquisadores da Califórnia indicam que a exposição prolongada a microplásticos pode estar relacionada ao aumento dos casos de câncer de cólon e pulmão.

“Nosso objetivo não é alarmar as pessoas, mas sim conscientizá-las. Ainda não sabemos exatamente o impacto dos microplásticos na saúde humana, pois não existem estudos clínicos conclusivos, mas sabemos que estamos expostos a eles no dia a dia”, disse o professor Sanjay Mohanty, da Universidade da Califórnia.

Impactos ambientais e conscientização

Além dos riscos à saúde, o descarte inadequado do chiclete também afeta o meio ambiente. “O plástico liberado na saliva é apenas uma pequena parte do que está presente no chiclete. Portanto, seja consciente e descarte o chiclete corretamente, em vez de jogá-lo no chão ou colá-lo em paredes”, reforça o professor Mohanty.

Portanto, é fundamental a conscientização sobre o impacto dos microplásticos. Desse modo, os consumidores podem fazer escolhas mais informadas. Enquanto novas pesquisas avançam para entender melhor os riscos, a precaução e o consumo moderado são recomendados.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Especialistas explicam por que tomar banho no escuro pode ser o ‘segredo para dormir melhor’

Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais, uma nova tendência de bem-estar: o “dark showering”,…

2 dias ago

3 coisas que você faz logo que acorda e que estão destruindo sua circulação, suas veias e até seu coração — e você nem imagina

A primeira hora após acordar é mais crítico do que se imagina: sua circulação sanguínea,…

2 dias ago

Casamento pode aumentar o risco de demência: Estudo choca ao mostrar por que solteiros e divorciados parecem “mais protegidos”

Durante décadas, o senso comum e a própria ciência repetiram a ideia de que estar…

2 dias ago

Tintura e alisamento de cabelo podem aumentar o risco de câncer de mama? Estudo aponta possíveis associações

Milhões de mulheres no mundo todo tem na sua rotina o uso de tinturas e…

2 dias ago

A surpreendente jornada de Rafaella Justus: da malformação à transformação inspiradora na adolescência

Rafaella Justus nasceu em 21 de julho de 2009, fruto do casamento entre Ticiane Pinheiro…

2 dias ago

Cidade “mais europeia do Brasil” completa 6 meses sem roubos ou homicídios e se torna exemplo nacional

Uma pitoresca cidade localizada na Serra Gaúcha, conhecida por sua arquitetura que remete às vilas…

2 dias ago