“Homens, se vocês vão chifrar as esposas de vocês, pelo menos encapem a p… do pau quando forem comer alguém. Estou cansada de dar diagnóstico de HIV pra mulher jovem, gestante, casada há anos e que é fiel ao marido. Se vai f… com a vida de alguém, f… só com a tua, irmão.”
A médica infectologista Eduarda Prestes, trabalha a cerca de dois anos em Santarém, no Pará. No entanto, viralizou na internet ao desabafar sobre o aumento de casos de mulheres infectadas pelo HIV, mesmo sendo fiéis aos maridos.
Ela afirmou que está cansada de dar diagnósticos de HIV para mulheres jovens, gestantes e casadas há anos, que nunca tiveram relações fora do casamento. Desse modo, Eduarda lamenta que é comum encontrar mulheres que descobrem a infecção do marido quando este já está doente, e que o diagnóstico precoce ainda é difícil de ser alcançado.
Dessa forma, a médica denuncia que muitos homens têm relações extraconjugais desprotegidas. Assim, acabam contaminando as esposas, que muitas vezes descobrem a doença durante a gravidez.
Eduarda destaca que a falta de informação prejudica o diagnóstico rápido e o início do tratamento. Ela ainda lamenta o fato de o governo atual tratar a epidemia de HIV como uma despesa do SUS, sem investir em campanhas de prevenção e conscientização.
Para a infectologista, a educação sexual é fundamental para combater a cultura do tabu e da desinformação sobre a doença. Ela ressalta que é impossível não se colocar no lugar das mulheres diagnosticadas, e que a luta contra o HIV deve ser uma causa de toda a sociedade.
Imagem de Capa: Eduarda Prestes/Canva
Se você é fã de emoções fortes, reencontros e dramas românticos marcados pelo destino, prepare…
Não são todas as pessoas que curtem a ideia de receber visitas na sua casa,…
Você já discutiu com alguém que parecia estar em um nível superior de lógica e…
No mundo digital atual, aplicativos que antes eram simples plataformas de comunicação e entretenimento podem…
Muitos pais acreditam que a mentira é resultado de mau comportamento dos filhos, falta de…
A possível fusão entre Netflix e HBO pode marcar uma das maiores transformações da história…