Interessante

Áudio do controle de tráfego aéreo revela os trágicos momentos finais da colisão entre avião e helicóptero nos EUA

Áudio gravado pelo controle de tráfego aéreo revela o momento em que a torre do Aeroporto Ronald Reagan descobre que o avião de passageiros da American Airlines, com 64 pessoas a bordo e o helicóptero militar colidiram.

A colisão aconteceu na quarta-feira à noite (29), quando o avião, um jato bimotor Bombardier CRJ-701, de Wichita, no Kansas, se aproximava do Aeroporto Ronald Reagan, em Washington, nos Estados Unidos, para pousar. No entanto, colidiu com um helicóptero Black Hawk em um voo de treinamento que tinha três pessoas a bordo.

As gravações obtidas pela LiveATC.net, mostram o momento em que os controladores de tráfego aéreo perguntaram ao helicóptero se ele conseguia ver o jato da American Airlines. Depois, o desespero dos controladores da torre do aeroporto: “Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”.

O indicativo do helicóptero era conhecido como PAT 2-5 e o jato de passageiros era chamado de CRJ. Um controlador de tráfego aéreo pode ser ouvido no áudio dizendo: “PAT 2-5, você tem o CRJ à vista?”

“PAT 2-5 passa atrás do CRJ”, acrescentou o controlador.

Em uma gravação de áudio separada, o piloto do helicóptero pode ser ouvido dizendo pouco antes da colisão: “PAT 2-5 tem aeronave à vista, solicite separação visual”.

Menos de 13 segundos depois, suspiros audíveis são ouvidos – incluindo um alto “oh” ao fundo que aparentemente veio da torre – no momento da queda.

A torre então alerta outro piloto sobre o que havia acontecido. “Não sei se você percebeu antes o que aconteceu, mas houve uma colisão na aproximação final da pista 3-3”, disse o controlador, referindo-se à pista 33.

Segundos depois, outra aeronave acionou o controle de tráfego aéreo e questionou: “Torre, você viu isso?”, referindo-se à colisão. “Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram”, diz um dos controladores.

“Vamos encerrar as operações por tempo indeterminado se vocês quiserem voltar para o portão. É altamente recomendável que vocês coordenem com a empresa. Me digam o que vocês querem fazer.”

Gravações de áudio também capturaram outro piloto testemunhando a colisão e confirmando-a com o controle de tráfego aéreo. “Sim, estávamos na final curta e vimos sinalizadores do lado oposto do Potomac”, disse outro piloto.

Um controlador de aproximação respondeu: “Aparentemente, ambas as aeronaves envolvidas estão no rio, uma busca e resgate serão realizados.”

Várias outras aeronaves fizeram planos de desviar para outros aeroportos após o incidente, já que os voos no Aeroporto Ronald Reagan foram interrompidos.

Acredita-se que “não há sobreviventes” do acidente, disseram autoridades.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

As maiores VERDADES sobre dívidas bancárias que seu banco não quer que você saiba

Você já percebeu como os bancos sempre parecem sair ganhando, mesmo quando você está endividado?…

4 horas ago

Curiosidades de saúde que ninguém te conta — e que podem fazer TODA a diferença no seu corpo e sua energia

A maioria das pessoas acredita que cuidar do corpo exige dietas restritivas e treinos intensos,…

4 horas ago

Como saber se o seu corpo está com falta de nutrientes: Sinais que você não deve ignorar

Você já sentiu um cansaço constante, notou mudanças estranhas na pele ou percebeu que sua…

4 horas ago

Aparelho criado por brasileira acelera cicatrização de ‘pé diabético’ e evita amputações: “Tecnologia capaz de transformar vidas.”

As úlceras do pé diabético — feridas crônicas nos pés que ocorrem como complicação do…

4 horas ago

Antes de morrer aos 28 anos, influenciador espanhol deixou um último pedido emocionante que comoveu o mundo

Juan Jyoza, criador de conteúdo sevillano conhecido por suas resenhas gastronômicas, morreu aos 28 anos…

5 horas ago