Reflexão

Abençoados aqueles que tentam elevar a autoestima das pessoas

Num mundo cheio de gente tentando te empurrar pro buraco, quem te levanta é luz a ser preservada, mantida, valorizada e amada do fundo do teu coração. Gostar de si mesmo, do que vê no espelho, apreciar a própria companhia, amar-se, eis metas difíceis de se alcançarem. Fácil é a gente se menosprezar e se achar uma droga, fácil é fazer uma lista com o que queríamos mudar em nós mesmos. Difícil é tentar listar ao menos cinco qualidades que enxergamos em nós. Mas deveria ser o contrário.

Talvez estejamos cercados por muitas chamadas de perfeição, seja na televisão, nas revistas, nas propagandas, seja nas redes sociais.

Predomina a ideia de que o sucesso tem a ver com a imagem estética, com a beleza física, com o consumo material. Corpos torneados ostentando grifes são disseminados à nossa volta como algo a ser alcançado, como meta para a felicidade. Daí a gente olha aquelas pessoas saradas e lindas e se olha no espelho, pronto: banho de água fria.

Porque a grande maioria das pessoas está lutando para sobreviver em meio a jornadas de trabalho extenuantes, equilibrando-se entre os boletos que chegam e o salário que míngua, enfrentando a dureza de uma realidade que mal se vê na mídia em geral, a não ser em reportagens sensacionalistas. Acabamos, assim, com uma autoestima enfraquecida, uma vez que nos comparamos com pessoas que, em sua maioria, vivem da imagem e precisam daquilo tudo para se manterem na ativa.

A vida não é cor de rosa, não vem com fundo musical melodioso, nem costuma dar certo toda vez. Caso a gente se compare tão somente com famosos e ricos, acabaremos nos sentindo miseráveis, em todos os sentidos. Isso não quer dizer que devemos ser conformados, não ter ambição alguma, nem querer alcançar sonhos. Da mesma forma, cuidar da saúde, fazer exercícios, atentar-se para a aparência, são atitudes positivas e que nos fazem bem.

O que não se deve é focar unicamente na manutenção de taxas zero de gordura corporal, mas espalhar veneno por onde passar, sem se importar com mais ninguém além de si mesmo.

Não se deve comprar sem parar e se esquecer daquilo que dinheiro não compra, mas é essencial: sentimentos, amor. Nesse contexto, portanto, elogios, afeto, sorrisos sinceros e amor de fato são tesouros que engrandecem o dia das pessoas.

Abençoadas sejam as pessoas que sempre tentam elevar a autoestima dos outros, sem inveja, sem dissimular, sem ironia e sarcasmo. Num mundo cheio de gente tentando te empurrar pro buraco, quem te levanta é luz a ser preservada, mantida, valorizada e amada do fundo do teu coração.

Por: Prof. Marcel Camargo

Imagem de capa: icon0.com no Pexels

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Minissérie de true crime que virou fenômeno na Netflix em 2025 revive um dos crimes mais perturbadores da Europa

A Netflix lançou uma nova minissérie investigativa que conquistou o público mundial ao revisitar um…

2 dias ago

Este é o ‘principal motivo’ pelo qual muitas mulheres estão emocionalmente sobrecarregadas nos relacionamentos

Cada vez mais mulheres relatam cansaço emocional, falta de ânimo e perda de leveza dentro…

2 dias ago

Este é o signo ‘mais poderoso’ entre os 12 signos do zodíaco; entenda por que

Dentro do universo da astrologia, cada signo possui características únicas que influenciam personalidade, comportamento e…

2 dias ago

Por que tantas pessoas se separaram em 2025? O ano em que o autoengano perdeu espaço

O ano de 2025 foi marcado por vários términos, contudo, isso não tem nada a…

2 dias ago

Havaianas no “Olho do Furacão”: Campanha com Fernanda Torres revolta a direita, gera boicote e força marca a apagar vídeo

A Havaianas, uma das marcas mais populares e reconhecidas do Brasil, viu seu nome se…

2 dias ago

O passado cobra caro: 5 signos entram agora em um acerto de contas kármico — veja se o seu está na lista

Nem tudo o que foi feito fica no passado. Algumas atitudes deixam marcas invisíveis que…

2 dias ago