Interessante

Sabia que deixar uma garrafa de água dentro do carro pode provocar um incêndio?

Cada vez mais condutores estão levando suas garrafas de água no carro, mantendo-as no porta-copos para tê-las à mão quando sentem sede ou decidem se hidratar. No entanto, os bombeiros alertam que é preciso ter cuidado ao deixar a garrafa de plástico ou vidro dentro do veículo exposto ao sol, pois há um risco real de incêndio.

Os bombeiros do Oklahoma’s Midwest City Fire Department (EUA) decidiram chamar a atenção para esse problema. Eles aconselham as pessoas a nunca deixarem a garrafa ao sol, especialmente se contiver água, mesmo que seja por apenas uma hora.

De acordo com os bombeiros, o líquido dentro da garrafa, combinado com o plástico transparente, age como uma lente de aumento, concentrando a luz solar em um ponto muito pequeno. Em um experimento realizado na presença de vários motoristas, quando uma garrafa de água foi exposta a um pedaço de papel, a temperatura ultrapassou 120ºC em questão de segundos, mesmo em um dia parcialmente nublado. Essa situação cria condições ideais para que o plástico do carro, o tecido dos assentos, documentos próximos à garrafa ou até mesmo a pele comecem a queimar.

Para comprovar por si mesmo que um incêndio pode realmente ocorrer nessas condições, é possível realizar o experimento mencionado anteriormente. No entanto, é importante lembrar que não apenas o risco de incêndio é uma preocupação, mas também o fato de que o bisfenol A, substância tóxicas presente nos plásticos usados em garrafas de água, pode se transferir para o líquido quando este é exposto ao calor e essas toxinas estão associadas a problemas de saúde, como abortos espontâneos e hemorragias retinianas. Além de que beber água de uma garrafa exposta ao sol está longe de ser uma sensação agradável.

Além dos riscos de incêndio e proliferação de bactérias, estudos também mostram que o plástico utilizado em garrafas de água pode liberar substâncias tóxicas, como antimônio e bisfenol A, quando exposto ao calor e à luz solar. Essas toxinas estão associadas a problemas de saúde, como abortos espontâneos e hemorragias retinianas.

Outro problema associado ao armazenamento de garrafas de água no carro é o desenvolvimento e multiplicação de bactérias e germes devido ao calor. Nessas condições, microorganismos presentes na água se reproduzem rapidamente, o que pode levar a infecções estomacais se a água for consumida.

Portanto, é importante tomar precauções e evitar deixar garrafas de água no carro. Caso seja necessário levá-las consigo, lembre-se de retirá-las do veículo. Se optar por deixar a garrafa no carro, certifique-se de colocá-la em um local onde os raios solares não possam alcançá-la, como no porta-malas ou no porta-luvas..

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Robert De Niro quebra o silêncio após ‘filho se assumir trans’ e sua reação surpreende fãs

O famoso ator Robert De Niro, de 81 anos, divide os filhos com Diahnne Abbott,…

9 horas ago

Chuva de meteoros ‘Eta Aquáridas’ ilumina o céu de maio: veja o que mais observar neste mês

Neste mês de maio, os amantes da astronomia serão abençoados com um espetáculo maravilhoso. Um…

10 horas ago

Cientistas alertam que deixar de usar estes produtos de beleza pode ‘desativar genes do câncer de mama’ em apenas 28 dias

Muitas marcas de cosméticos, produtos para cabelos e muito mais, adicionam um ingrediente específico para…

10 horas ago

Mãe revela por que se recusa a contar a QUALQUER PESSOA – inclusive à própria família – se seu filho de 4 anos é menino ou menina

A documentarista Leah Borromeo, de 46 anos, que mora em Londres com seu parceiro Matt,…

10 horas ago

Vídeo: Médica aplica Botox em apenas um lado rosto e resultado assustador viraliza

Uma médica decidiu aplicar Botox apenas em um lado do seu rosto para revelar aos…

10 horas ago

Escola critica lanche de criança celíaca sugerindo que ela fique sem comer para não despertar vontade em colegas

Uma criança de 9 anos que estuda em período integral em uma escola da rede…

10 horas ago