Categories: Interessante

‘Rochas vivas’ na Romênia são capazes de crescer e até se mover sozinhas

Uma região da Romênia é conhecida especialmente por suas rochas, mas não é igual a qualquer rocha que existe por aí. Além de serem extraordinariamente belas, elas também são capazes de desenvolver uma “vida própria”.

As “rochas vivas” são nativas de Costesti, uma pequena cidade ao norte de Bucareste e lar dessas rochas extremamente únicas que são difíceis de encontrar em outros lugares.

Imagem Reprodução

Elas são capazes de crescer e até se mover como criaturas vivas, por isso receberam o apelido de “pedras vivas”. Existem muito poucos estudos sobre essas rochas, chamadas de trovants em romeno, mas elas têm atraído a atenção de muitos geólogos e turistas.

Os cientistas debatem sua origem, mas a maioria dos pesquisadores acredita que as trovants são concreções – massas duras e compactas formadas pela precipitação de cimento mineral nos espaços entre as partículas – formadas por arenito com camadas externas duras de areia. Essas concreções são mais duras do que a rocha circundante; portanto, quando a rocha mais macia circundante se desgasta, elas emergem do solo.

Imagem Reprodução

Quando chove, a água cria uma reação química com o conteúdo mineral das concreções, fazendo com que o material nelas escorra e, como resultado, a rocha parece se expandir. Pode criar grandes crescimentos semelhantes a bolhas que quase parecem que a rocha está dando à luz um bebê.

Claro, isso é geologia

Todos esses processos acontecem de forma extremamente lenta. Estima-se que as rochas “cresçam” menos de 5 centímetros em 1.200 anos.

Imagem Reprodução

“Trovants são mais frequentemente em forma de ovo ou em forma de bola, embora possam aparecer em uma grande variedade de formas”, disse Florin Stoican, co-diretor do Parque Nacional Buila-Vanturarita, à Rádio Romênia Internacional.

“Sua história é bastante simples – sete milhões de anos atrás havia um delta [do rio] onde hoje está localizada a pedreira. Este delta continha sedimentos, arenito e argila em particular, que foram coletados e transportados de todo o continente por um rio pré- histórico. Então, vários materiais minerais se dissolveram em soluções que circularam por essa bacia de cascalho e areia. Esses minerais funcionaram como cimento e grudaram diferentes partículas de sedimento. Hoje existem trovants com composições diversas. Alguns são feitos de arenito, outros de cascalho. Em geologia termos – são feitos de cascalho e agregado de solo (um tipo de rocha sedimentar que consiste em fragmentos rochosos arredondados unidos)”, explicou.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Este filme foi tão “perturbador” que muitos nunca quiseram assistir de novo — e quase fez o ator desistir do papel

Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…

2 dias ago

Adeus ao microondas tradicional? Este eletrodoméstico “revolucionário” irá dominar as cozinhas a partir de 2026

Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…

2 dias ago

Você notou que seu corpo às vezes “esquece” de engolir saliva de uns tempos pra cá e engasga do nada? Entenda por que isso acontece

Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…

2 dias ago

O impacto psicológico do acúmulo de roupas não usadas: como o seu armário afeta sua mente e sua energia

Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…

2 dias ago

Homens revelam o que as amantes realmente têm que as esposas não têm (e a verdade pode surpreender você)

Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…

2 dias ago

Brasileiros com mais de 60 anos agora tem direito a conta de luz 100% gratuita com nova lei; entenda como funciona

Recentemente, uma mudança importante na legislação brasileira passou a garantir que pessoas com mais de…

2 dias ago